telemedicina

É verão! Serra catarinense amanhece com geada e temperatura abaixo de 5ºC

Avatar photo
Apesar de parecer um fenômeno raro, geadas no verão são comuns na Serra catarinense e acontecem quase todo ano até mesmo no verão.

Enquanto o Brasil enfrenta as altas temperaturas características da estação, o clima frio persiste e surpreende na região serrana de Santa Catarina, que amanheceu com temperaturas baixas e campos cobertos por uma fina camada de gelo nesta sexta-feira (27).

A temperatura mínima foi registrada em São Joaquim, que chegou a 4,61ºC, às 6h. No interior da cidade, a geada se formou em pleno verão.

O fenômeno aconteceu na região do Vale dos Caminhos da Neve, a cerca de 3 quilômetros do centro do município. Outras cidades da região, como Urupema, Urubici e Bom Jardim da Serra, também registraram frio.

A informação sobre a temperatura consta no painel do Centro de Informações de Recursos Ambientais e de Hidrometeorologia de Santa Catarina (Ciram), da Empresa de Pesquisa Agropecuária e Extensão Rural de Santa Catarina (Epagri). O órgão monitora o tempo no estado.

Veja abaixo outras temperaturas desta manhã:

  • Ponte Alta do Norte: 9,02ºC
  • Urupema: 5,35ºC
  • Urubici: 6,12ºC
  • Bom Jardim da Serra: 8,61ºC

Apesar de parecer um fenômeno raro, geadas no verão são comuns na Serra catarinense e acontecem quase todo ano até mesmo no verão.

O fenômeno acontece quando se forma uma camada de gelo nas superfícies por conta da redução de temperatura quando a umidade do ar está elevada, segundo a Epagri/Ciram.

Notícia Anterior

TRÂNSITO
Fiat Palio fica preso em árvores após sair da pista em Três Barras

Próxima Notícia

TRÂNSITO
Feriado de Natal registra 165 mortes em rodovias federais