O Câmpus Canoinhas do Instituto Federal de Santa Catarina (IFSC) deu um importante passo para qualificar a produção de conteúdo para educação a distância (EaD) com a implantação de um estúdio de gravação e edição de videoaulas.
O estúdio recebeu tratamento acústico e foi equipado com computador de alta performance, câmeras de alta resolução, mesa de som, microfones com condensador, software de edição de vídeos e todos os acessórios necessários.
Coordenado pelo professor Eduardo Luis Gomes, o projeto possibilita a produção de conteúdos audiovisuais de alta qualidade. “O processo de produção das videoaulas em si será uma inovação, proporcionando uma abordagem multidisciplinar que combina conhecimentos pedagógicos, técnicos e criativos. Isso resultará em materiais de ensino mais interativos e personalizados, atendendo às diferentes necessidades e estilos de aprendizagem dos alunos”, explica.
Além do estúdio, o projeto desenvolveu um guia instrucional para capacitar os professores nas melhores práticas de gravação e edição de videoaulas, ampliando as competências docentes em ambientes digitais.
Segundo professor Eduardo, “o projeto reflete o compromisso do Câmpus Canoinhas em inovar e atender às demandas educacionais modernas, sendo mais uma iniciativa que fortalece o papel do IFSC como referência em educação tecnológica e inclusiva”.