DENGUE

LEIA TAMBÉM


PMSC forma 605 soldados para reforçar segurança no Estado

Avatar photo
Os policiais que se formaram serão deslocados por todas as cidades de Santa Catarina a partir de março do próximo ano.

O Estado de Santa Catarina vai receber o reforço de mais 605 novos soldados que se formaram no Curso de Formação de Praças 2024. O evento foi realizado pela Polícia Militar de Santa Catarina (PMSC) na manhã desta sexta-feira (20), na Academia de Polícia Militar da Trindade, em Florianópolis.

Foto: PMSC/Divulgação

Formados pela Escola Superior de Formação e Aperfeiçoamento de Praças (Esfap), a cerimônia marca o início da carreira dos novos militares após um longo período de treinamento físico e teórico para o cumprimento de inúmeras missões no campo da Ordem Pública.

Foram aproximadamente sete meses de curso, tendo a carga horária de 900 horas-aula, com diversas disciplinas práticas e teóricas, além das atividades extraclasses como o exercício de adestramento policial militar, a marcha da Serra da Garganta, seminário de radiopatrulha, palestras, além de escalas de serviço externas em estágios e eventos. Dentro desta rotina intensa, ainda teve atividades descontraídas como as olimpíadas da Esfap, gincanas e trilhas.

Os policiais que se formaram serão deslocados por todas as cidades de Santa Catarina a partir de março do próximo ano. Enquanto isso, eles vão atuar na Operação Estação Verão, para garantir a proteção da população, principalmente nos municípios litorâneos, durante o período de férias.

Todas as turmas que encerram a trajetória na formação escolhem um nome para identificar a sua turma. Os formandos do Curso de Formação de Praças 2024 prestam a sua homenagem à memória do 3º sargento Davi Appel da Silva, que faleu em setembro de 2024, em serviço, após ser covardemente atacado no cumprimento da missão. Appel foi morto a tiros, dentro da viatura, após um abordagem.

Nascido em 1986, na cidade de Criciúma, o 3º sargento Appel tinha 38 anos e ingressou na PMSC 2011. Era um policial militar dedicado e exemplar, com diversos elogios em sua ficha por bons serviços prestados, além de condecorações como o brasão do mérito pessoal de 3ª categoria e a medalha de bronze por ter alcançado 10 anos de serviço efetivo.

Durante a solenidade, como forma de homenagear o nobre policial militar, os formandos prestaram uma singela homenagem à família.

VOCÊ VIU?