Os temporais retornaram à Santa Catarina na quinta-feira (19), começando pelo Extremo Oeste e se estenderam para as demais regiões catarinenses. A instabilidade permanece sobre o estado nesta sexta-feira (20).
A área de baixa pressão e posteriormente a formação de uma nova frente fria seguem mantendo o tempo instável. Ao longo do dia, a chuva ocorre em forma de pancadas e intercaladas por períodos de melhoria com sol.
No entanto, há condições favoráveis ao desenvolvimento de temporais isolados com chuva pontualmente intensa, raios, fortes rajadas de vento e eventual precipitação de granizo, principalmente entre o Planalto Norte, Vale do Itajaí, Grande Florianópolis e Litoral Norte.
No decorrer do dia, o risco é maior nas áreas de divisa com o estado do Paraná. O risco é moderado para ocorrências relacionadas a alagamentos, queda de galhos e árvores e destelhamentos.
No sábado (21), a frente fria se afasta do estado em direção ao Sudeste do país. No entanto, a circulação de umidade do oceano somada à presença de uma área de baixa pressão segue mantendo maior quantidade de nuvens em áreas do centro/leste do estado com condição para pancadas de chuva, eventualmente acompanhada de raios com risco baixo para ocorrências associadas.
No amanhecer, as temperaturas oscilam entre 13°C e 19°C entre o Meio-Oeste, Planaltos e Grd. Florianópolis Serrana e de 20°C a 23°C no Litoral. Durante a tarde, elas sobem, oscilando de 25°C a 32°C na maior parte de SC.
A Defesa Civil recomenda:
- Fique atento à inclinação de árvores e postes, além de rachaduras em muros ou paredes.
- Durante os temporais busque um local abrigado e jamais atravesse ruas alagadas ou pontes e pontilhões submersos.
- Redobre cuidados próximo a áreas de encosta.