Um grave acidente entre um ônibus que transportava estudantes universitários e um caminhão resultou na morte de 12 pessoas e deixou 19 feridos na noite de quinta-feira (20), na região de Ribeirão Preto, interior de São Paulo.

O ônibus, que transportava alunos da Unifran, em Franca (SP), para suas cidades de origem em São Joaquim da Barra (SP) e Itaú de Minas, foi atingido por um caminhão, ceifando a vida de jovens com idades entre 17 e 26 anos (veja abaixo quem são as vítimas).

O impacto da colisão foi devastador. Parte dos estudantes havia iniciado seus estudos recentemente, alguns há apenas três dias. A Unifran, em sinal de luto, decretou três dias de luto oficial e suspendeu as aulas.
O trabalho de resgate, conduzido pelos bombeiros e pela Polícia Militar Rodoviária, estendeu-se até as 4h da manhã de sexta-feira (21), refletindo a complexidade da cena do acidente. Os 19 feridos foram distribuídos para hospitais da região, com o motorista do caminhão e um passageiro em estado grave, sofrendo traumatismo craniano, enquanto os demais apresentavam ferimentos leves.
O motorista do caminhão, Evandro Rogério Leite, foi preso em flagrante nesta sexta-feira (21), sob acusações de omissão de socorro e tentativa de fuga, e enfrentará acusações de homicídio e lesão corporal. Apesar da suspeita inicial, o teste do bafômetro revelou que ele não estava sob efeito de álcool.
“O motorista [da carreta], em primeiro plano, pensou em se evadir, mas, sentindo dores em razão dos ferimentos, manteve contato com um advogado e acabou se apresentando. Ele foi preso em flagrante”, disse o delegado João Basitussi Neto, que investiga o caso.
De acordo com Marcos Coltri, advogado da empresa J4 Transportes Rodoviários, dona do caminhão, o motorista relatou que perdeu o controle do veículo e saiu para fora da pista, o que teria motivado a colisão.
“O relato preliminar do motorista, que estava em estado de choque, o que ele disse é que ele saiu um pouco para fora da pista, ele perdeu o controle do caminhão e, ao retornar, devido ao degrau, acabou puxando um pouco mais o veículo. Ele não sabe relatar como que foi, se na hora em que ele puxou, atingiu o ônibus, ou vice-versa”, disse.
Vítimas do acidente
- Matheus Jesus Eugenio dos Santos – 19 anos (estudante de engenharia elétrica)
- João Pedro Oliveira dos Reis – 19 anos (estudante de arquitetura)
- Hugo dos Santos Aliberte Dias – 19 anos (estudante análise de sistemas)
- Pedro Henrique Souza Saraiva – 17 anos (estudante de computação)
- Juliana Neves Hespanhol – 20 anos (estudante de administração)
- Otávio Costa Oliveira – 18 anos (estudante de ciência da computação)
- Flávia Mendes dos Santos – 24 anos (estudante de química)
- Caio Felizardo da Silva – 26 anos (estudante de psicologia)
- Vinicius Nascimento dos Santos – 18 anos (estudante de administração)
- Lívia Tavares – 23 anos (estudante de enfermagem)
- Raquel Laila Caldeira (estudante de administração)
- Mariana Anastacio de Oliveira (estudante de biomedicina)