DENGUE

Calor sufocante: Cidade catarinense registra sensação térmica de 47ºC nesta terça

Avatar photo
Onda de calor faz temperatura chegar a 40,6°C, a mais alta de Santa Catarina.

A terça-feira (11) vem sendo marcada por calor intenso e sensação de abafamento em Santa Catarina, um verdadeiro forno a céu aberto.

Destacam-se as temperaturas no Litoral Sul, onde superaram os 40°C de forma pontual. Nas demais regiões do estado, os valores oscilam de 30 a 35°C.

Em Criciúma, no Sul do estado, a população enfrenta mais um dia de calor escaldante. Segundo informações da Epagri, as temperaturas atingiram os 40,6°C, por volta das 15h. O índice de calor no município chegou aos 47°C. Esse número representa a combinação entre do ar e a umidade relativa. Quanto mais úmido, maior o índice.

Além de Criciúma, ao menos outros 10 municípios com estações climatológicas da Epagri ultrapassaram a barreira dos 35°C nesta terça-feira (11). Confira as maiores temperaturas máximas:

  • Jaguaruna – 36.6°C.
  • Criciúma – 40.6°C;
  • Meleiro – 40.4°C;
  • Sombrio – 40°C;
  • Jacinto Machado – 39.8°C;
  • Gravatal – 39.4°C;
  • Urussanga – 39.3°C;
  • Nova Veneza – 39.3°C;
  • Praia Grande – 39.3°C;
  • Içara – 38.6°C;
  • Tubarão – 36.9°C;

O que é uma onda de calor

São necessários dois principais fatores climáticos para que a onda de calor se desenvolva: massas de ar quente e seco e bloqueios atmosféricos. Esses bloqueios são causados por grandes sistemas de alta pressão atmosférica.

O termo onda de calor é definido por uma sequência de dias ou até semanas, onde as temperaturas em uma região, relativamente ampla, ficam muito acima da média que seria normal para uma determinada época.

A Organização Meteorológica Mundial considera uma onda de calor quando as temperaturas permanecem pelo menos 5 °C acima da média e durante no mínimo 5 dias consecutivos.

A Defesa Civil recomenda evitar a exposição ao sol nas horas mais quentes do dia e manter-se hidratado. Esse aumento da temperatura juntamente com disponibilidade de umidade favorecem a ocorrência de temporais isolados, conforme aviso emitido. O risco é moderado para ocorrências associadas aos temporais.

Onda de calor persiste pelo menos até a quinta-feira (13)

Pelo menos até a quinta-feira (13), o calor segue intenso em Santa Catarina, mantendo risco moderado a alto para ocorrências associadas ao desconforto térmico, agravamento de doenças cardiorrespiratórias e desidratação.

As noites e madrugadas seguem abafadas na maioria das regiões, mas especialmente as tardes terão temperaturas entre 35°C e 38°C nas áreas de divisa com o RS, entre o Extremo Oeste e o Meio Oeste, Litoral Sul, Grande Florianópolis, Vale do Itajaí e Litoral Norte. Algumas cidades podem registrar valores próximos aos 40°C. Nas demais regiões as tardes apresentam temperaturas entre 30°C e 35°C.

As altas temperaturas e a aproximação de uma frente fria, favorecem a ocorrência de temporais com chuva intensa entre as tardes e às noites.