DENGUE

‘Três caminhas e três mosquiteiros’; mãe dá à luz trigêmeas em caso raro em SC

Avatar photo
Cada bebê se desenvolveu em uma placenta e uma bolsa amniótica separadas. Helena, Heloísa e Aurora nasceram em Tubarão, com mais de 2 quilos e saudáveis.

A família de Graziela Cândido e seu marido, que já contava com os gêmeos Vitor e Vicente, de 8 anos, e Ana Julia, de 6 anos, acaba de aumentar com a chegada das trigêmeas Helena, Heloísa e Aurora. O parto, considerado raro, ocorreu no Hospital Nossa Senhora da Conceição, em Tubarão, no Sul de Santa Catarina, na tarde de ontem (4).

As trigêmeas nasceram saudáveis, com peso superior a 2 quilos, após uma gestação natural de 35 semanas. Apenas Helena precisou de cuidados intensivos devido a um desconforto respiratório, mas já está se recuperando.

A mãe, Graziela, de 36 anos, expressou alívio e felicidade, já que teve complicações em partos anteriores. “Tranquila eu não estava. Fiquei com muito medo por eu ter tido complicações nos partos anteriores, mas graças a Deus, nesse sim, foi da maneira que eu queria que fosse os outros. Estava bem nervosa, mas a equipe ali me passou bastante tranquilidade”, explicou.

Agora, como conta a mãe, as filhas “estão sendo a sensação do hospital“.

O médico Leandro Fossati Silveira, que acompanhou a gestação e realizou o parto, destacou a raridade do caso, já que Graziela já havia tido gêmeos anteriormente. Ele explicou que a gestação tricoriônica e triamniótica, contribuiu para o sucesso do parto. Isso significa que cada bebê se desenvolveu em uma placenta e uma bolsa amniótica separadas.

Peso das bebês

  • Aurora: 2,140 kg
  • Helena: 2,480 kg
  • Heloísa: 2,250 kg

Nesta quarta-feira (5), as trigêmeas e Graziela permanecem em observação no hospital, sem previsão de alta.