Avião de Lula arremete ao tentar pousar em aeroporto no interior de São Paulo

Avatar photo
Além de Lula, os ministros Fernando Haddad e Luiz Marinho estavam no avião. Depois de 13 minutos da arremetida, a aeronave conseguiu pousar normalmente.

O avião do presidente Lula (PT) arremeteu durante uma tentativa de pouso na tarde de hoje no aeroporto Bertram Luiz Leupolz, em Sorocaba, no interior de São Paulo. Além de Lula, os ministros Fernando Haddad e Luiz Marinho estavam no avião.

A manobra precisou ser feita devido aos fortes ventos na região. Segundo o Planalto, os ventos “estavam acima dos limites previstos”. A Defesa Civil informou que Sorocaba registrou rajadas de vento de até 54 km/h na tarde de hoje.

Depois de 13 minutos da arremetida, às 15h33, o avião conseguiu pousar normalmente. A manobra é feita para aumentar a segurança e diminuir possíveis riscos em um pouso. É adotada quando, ao se aproximar do pouso, o piloto percebe que nem todas as condições de voo estão corretas.

O presidente desembarcou na cidade para visitar uma fábrica da Toyota e retornou hoje mesmo para Brasília.

Na próxima semana, o petista deve fazer uma viagem internacional. Lula deve embarcar com os presidentes da Câmara, Hugo Motta, e do Senado, Davi Alcolumbre, para o Japão.

Em outubro do ano passado, o avião presidencial teve uma pane e sobrevoou a Cidade do México por 4h30 com apenas um motor.

Dias depois, Lula disse todo mundo teve tempo para “repensar a vida”. “Você pensa, como ser humano, o que cometeu de erro, de acerto, se você passou pela Terra como um cara bom ou ruim, o que fez de errado… Alguns com mais medo, outros mais tranquilos”, contou.

Depois do incidente, o ministro da Defesa, José Múcio, chegou a apresentar opções de novos aviões para Lula. Com o alto custo da compra, a avaliação final foi de que o momento político não permitiria o gasto sem criar uma nova crise para o governo.