Na madrugada de domingo (6), um trágico acidente na BR-101, em Barra Velha, no litoral Norte de Santa Catarina, tirou a vida de Angélica Luiz, de 35 anos, e do eletricista Anderson Ventura Pedroso, de 24 anos. A cena foi presenciada por uma menina de apenas 10 anos, filha de Angélica.
Segundo relatos da criança, a mãe o padrasto tiveram uma discussão em casa, e Angélica saiu em direção à rodovia. Anderson, acompanhado da enteada, foi atrás dela. Em um momento crítico, Angélica pulou a mureta de proteção e acessou a BR.
Anderson, após deixar a menina em segurança no gramado, foi atrás e tentou puxá-la, mas em questão de segundos, os dois foram atropelados e mortos. Ambos foram arremessados a mais de dez metros de distância.
A menina foi encontrada por dois amigos que retornavam de uma festa e presenciaram a discussão do casal e o desespero da criança. Eles acionaram a polícia pelo 190, porém com a demora resolveram desligar.
“Depois ligamos novamente para o 190, e a atendente informou que falava da Central em Joinville [cidade há 50 quilômetros de Barra Velha] e nos repassou alguns números convencionais da companhia daqui de Barra Velha. Ligamos para esses contatos, mas todos deram inexistentes. Foi aí que meu amigo, desesperado, começou a mandar mensagens nos grupos que ele estava, e um bombeiro voluntário nos prestou algum apoio. Porém, em vão… a tragédia aconteceu ali, bem na nossa frente. Vai ser muito difícil de esquecer o que vimos e o quanto tentamos fazer algo para ajudar. A dor e o desespero daquela noite nunca vão sair da nossa memória”, descreveu um dos amigos ao Portal Danimeller.
Então resolveram ligar para Rubiani Leal, ativista pelos direitos das crianças na cidade, que imediatamente foi ao local.
Rubiani descreveu a cena como desesperadora, com a criança tentando correr para o meio da BR-101. O Conselho Tutelar foi acionado e entregou a menina aos cuidados dos avós maternos.
Angélica e Anderson eram naturais de Camboriú, onde foram velados e sepultados. De acordo com Rubiani, o casal havia se mudado para Barra Velha há cerca de quatro meses.
Além das vítimas fatais, duas pessoas que estavam em um dos veículos envolvidos ficaram feridas e foram encaminhadas para a Unidade de Pronto Atendimento da cidade. O motorista do segundo carro não sofreu ferimentos.