Entre os dias 1º de janeiro e 28 de fevereiro deste ano, a empresa Hiper Off, responsável pela gestão do estacionamento rotativo em Canoinhas, emitiu um total de 9.120 mil notificações para veículos por meio de suas agentes do E-Rotativo. A média diária de notificações foi de 154, sendo esse número ainda maior quando descontados os finais de semana e feriados.
Foram 4.560 mil ocorrências registradas em janeiro, e curiosamente o mesmo número em fevereiro (a média mensal, registrada desde 2022, fica sempre entre 4 e 5 mil notificações/mês).
Das notificações emitidas, 8.055 já foram regularizadas, enquanto 1.065 seguem pendentes. As notificações não regularizadas resultam em multa e pontuação na Carteira Nacional de Habilitação (CNH) dos motoristas infratores.
Quando um veículo é notificado por falta de cartão, ou mesmo por já ter transcorrido o tempo máximo do cartão colocado, o veículo leva uma notificação, sendo necessário o cidadão ir até o escritório da empresa no prazo máximo de cinco dias e regularizar a situação.
Arrecadação do estacionamento rotativo
Segundo os relatórios disponibilizados pela empresa (veja na imagem abaixo), em janeiro foram vendidas 32.785 mil raspadinhas, que dão direito ao estacionamento por períodos de 30 minutos ou uma hora. O valor arrecadado com essas vendas foi de R$ 44.536,00, enquanto as regularizações das notificações renderam R$ 79.680,00.

Já em fevereiro, a arrecadação totalizou R$ 47.581,00. As regularizações tiveram valor de R$81.420,00.

Somando as vendas das raspadinhas e as notificações regularizadas, a arrecadação total entre janeiro e fevereiro foi de R$ 253.217,00. Desse montante, 25% é repassado à prefeitura de Canoinhas, R$ 63.304,25.
A empresa ainda não disponibilizou o relatório referente ao mês de março.
Vereadores questionam operação da Hiper Off
Diante de diversas reclamações de usuários, os vereadores Ivan Krauss e André Flenik apresentaram um requerimento na sessão do dia 1º de abril, solicitando à empresa Hiper Off Ltda informações detalhadas sobre o contrato e a operação do estacionamento rotativo. No ofício, os parlamentares pedem a apresentação dos seguintes dados:
- Demonstrativo de qualidade do serviço prestado;
- Relatório financeiro;
- Estatísticas mensais sobre a operação;
- Reclamações de usuários e suas respectivas resoluções;
- Estatísticas sobre dificuldades dos usuários na aquisição das raspadinhas;
- Número total de avisos de irregularidades emitidos em 2024 e até março de 2025, com detalhes sobre os que foram regularizados e os que se converteram em autuações.
O requerimento busca esclarecer a situação e garantir maior transparência na prestação do serviço, diante das queixas dos motoristas que utilizam o estacionamento rotativo em Canoinhas.