Um idoso de 74 anos protagonizou uma ocorrência inusitada e movimentada na noite de sábado (24) em Schroeder, no Norte de Santa Catarina.
Por volta das 21h40, a Polícia Militar realizava rondas na Rua Marechal Castelo Branco, próximo ao Posto M7, quando um veículo Chevrolet Montana invadiu a pista da viatura policial, obrigando o motorista da PM a desviar para evitar uma colisão frontal.
Diante da manobra perigosa, os policiais fizeram o retorno e passaram a acompanhar o veículo, que continuava dirigindo de forma arriscada, invadindo a pista contrária. Apesar das diversas tentativas de abordagem com giroflex, sinais sonoros e luz alta, o condutor ignorou as ordens e seguiu em movimento.
A guarnição precisou emparelhar com o carro e verbalizar para que ele parasse. Quando finalmente estacionou na beira da via, o motorista se recusou a desligar o motor, obrigando os policiais a se esticarem dentro do carro para retirar a chave da ignição.
Ao ser abordado, o condutor, identificado como um senhor de 74 anos, foi informado sobre as infrações cometidas e orientado a apresentar os documentos pessoais e do veículo.
Ele se negou a realizar o teste do etilômetro e, como não havia outro condutor habilitado no local, foi informada a apreensão do carro.
A situação, que já estava tensa, escalou quando o guincho chegou para recolher o veículo. O idoso partiu para cima do guincheiro, afirmando que ninguém levaria seu carro. Tentou entrar novamente no veículo e sair do local, desobedecendo ordens diretas da polícia.
Os agentes precisaram usar força física progressiva e algemas para conter o homem com segurança.
Como o condutor não possuía celular, foi contatado a esposa dele pelo telefone de um dos policiais para informá-la da situação. Ela chegou ao local após a remoção do carro.
Por conta da resistência e desobediência, foi lavrado um Boletim de Ocorrência com Termo Circunstanciado, conforme prevê a Lei, e o idoso foi liberado sob os cuidados da esposa.