festival

Idosos do interior recebem curso de processamento de carnes em Canoinhas

Avatar photo
As atividades são realizadas numa parceria entre a Secretaria Municipal de Assistência Social e o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar). 

A prefeitura de Canoinhas está ofertando dois cursos para processamento de carnes, com o objetivo de de investir na qualificação, promovendo bem-estar, autoestima e integração social dos idosos.

As atividades são realizadas numa parceria entre a Secretaria Municipal de Assistência Social, por meio da Política Pública da Pessoa Idosa, e o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar). 

“Queremos proporcionar não apenas capacitação, mas também valorização, inclusão social e geração de novas oportunidades para o envelhecimento ativo”, destaca a prefeita Juliana Maciel. 

Frango
Nos dias 2 e 3 de junho, será realizado o curso de processamento de frango na localidade de Taunay. Os participantes terão a oportunidade de aprender técnicas práticas e seguras para o processamento de frango, incluindo cortes, conservação e aproveitamento integral da carne, visando à autonomia, à segurança alimentar e ao desenvolvimento de habilidades que podem contribuir tanto para o autoconsumo quanto para a geração de renda.

Suíno
Nos dias 4 e 5 de junho, será realizado o curso de processamento de suíno na localidade do Salto d’Água Verde. Durante a capacitação, os participantes aprenderão técnicas de processamento de carne suína, envolvendo boas práticas de manipulação, cortes, conservação e produção artesanal de derivados. 

“Os cursos também estimulam a socialização, o aprendizado coletivo e o desenvolvimento de competências que podem gerar novas fontes de renda e fortalecer a economia local”, comenta a vice-prefeita Zenilda Lemos. 

O secretário Vilson do Nascimento completa ainda que estas ações representam um investimento na qualidade de vida, autoestima e dignidade da pessoa idosa, reafirmando o compromisso da gestão pública com um envelhecimento ativo e saudável.