A primeira rodada de votação do conclave, que elegerá o sucessor do papa Francisco, terminou sem consenso. Uma fumaça preta foi vista saindo pela chaminé da Capela Sistina, no Vaticano, hoje. O processo será retomado amanhã.
A fumaça escura mostra que nenhum cardeal recebeu dois terços dos votos, ou seja, 89. Após a contagem, o anúncio aos fiéis foi feito às 16h (hora de Brasília). Cerca de 45 mil pessoas estiveram no Vaticano para acompanhar o resultado.
Os cardeais dão seus votos em papéis impressos com a frase em latim Eligo in Summum Pontificem (Elejo como Sumo Pontífice, em português).
As cédulas são reunidas e queimadas no final das sessões da manhã e da tarde, que resultam na fumaça.
Dando andamento aos ritos para a escolha de um novo papa, os religiosos fizeram um juramento de sigilo e se reuniram a portas fechadas. Agora, eles voltam à Casa de Santa Marta, onde fazem as refeições e descansam.
O protocolo da Igreja para o primeiro dia do conclave estabelece a realização de apenas uma votação. A partir de amanhã, até quatro votações podem ocorrer por dia, sendo duas de manhã e duas à tarde.
A partir de amanhã as fumaças devem ocorrer nos seguintes horários:
- 5h30 (de Brasília) – somente se for branca, ou seja, se o novo papa tiver sido escolhido
- 7h (de Brasília)
- 12h30 (de Brasília) – somente se for branca, ou seja, se o novo papa tiver sido escolhido
- 14h (de Brasília)
Fumaça branca indicará escolha de novo papa. Quando isso acontecer, sinos da Basílica de São Pedro, no Vaticano, também tocarão e o nome do vencedor será revelado.