O mundo do cinema está em luto com a morte de Robert Duvall, aos 95 anos. O ator faleceu neste domingo (15), em sua residência, cercado por familiares.
A confirmação da morte foi feita nesta segunda-feira (16) por sua esposa, Luciana Pedraza, em uma rede social. A causa do falecimento não foi divulgada, mas, segundo o comunicado, Duvall partiu de forma tranquila.
‘Bob morreu em casa, de forma tranquila, cercado de amor e carinho”, escreveu a atriz, em publicação no Facebook.
“Ontem nos despedimos do meu amado marido, amigo querido e um dos maiores atores do nosso tempo”, escreveu Luciana. Ela destacou a dedicação total do ator a cada personagem e sua capacidade de encontrar a “verdade humana” em seus papéis, classificando-o como um contador de histórias inesquecível.
“Para o mundo, ele era um ator vencedor do Oscar, diretor e contador de histórias. Para mim, ele era tudo. Ele amava profundamente o que fazia e também os personagens que interpretava. Gostava de uma boa refeição e de estar com as pessoas, conversando e compartilhando momentos. Em cada papel, Bob se dedicava totalmente aos personagens e à verdade humana que eles representavam. Assim, deixou algo duradouro e inesquecível para todos nós.”
Uma carreira de Ouro
Robert Duvall é amplamente reconhecido como um dos atores mais técnicos e versáteis de sua geração. Ele acumulou sete indicações ao Oscar ao longo de sua trajetória, vencendo a estatueta de Melhor Ator em 1984 por seu papel em A Força do Carinho (Tender Mercies).
Entre seus papéis mais icônicos estão:
- Tom Hagen em O Poderoso Chefão e O Poderoso Chefão: Parte II;
- Tenente-Coronel Bill Kilgore em Apocalypse Now (eternizado pela frase sobre o “cheiro de napalm pela manhã”);
- O advogado em O Juiz, que lhe rendeu sua última indicação ao Oscar em 2015, tornando-o, na época, o ator mais velho a ser indicado.
Vencedor de um Oscar por “A força do carinho” (1983), o americano era conhecido pelos dois primeiros “O poderoso chefão” e diversos outros clássicos do cinema.
No total, ele recebeu sete indicações ao prêmio da Academia de Hollywood.




