tres_barras

refis

Caso de aluno que engasgou com bala em Papanduva reforça a importância de cursos de primeiros socorros

Avatar photo
O caso reforça a importância da capacitação dos profissionais da área da educação para agir em situações de emergência.

LEIA TAMBÉM

Na tarde da última segunda-feira (9), um adolescente de 16 anos sofreu um grave engasgo enquanto participava de uma aula de ciências em uma Escola de Educação, no centro de Papanduva.

O aluno estava consumindo uma bala quando sofreu uma obstrução total das vias aéreas — uma situação conhecida como OVACE (Obstrução de Vias Aéreas por Corpo Estranho) — e passou a ter dificuldades para respirar.

A rápida ação do professor, que identificou os sinais de engasgo total, foi decisiva para salvar a vida do estudante. Imediatamente, o docente solicitou que a direção acionasse o Corpo de Bombeiros e iniciou manobras de desobstrução com golpes dorsais e compressões abdominais.

Pouco depois, o jovem conseguiu voltar a respirar, informando que o objeto havia descido em direção ao estômago.

A guarnição do CBMSC deslocou até a escola para dar continuidade ao atendimento. Segundo o cabo Melniski, que atendeu a ocorrência, o adolescente foi encontrado consciente, orientado, mas apresentando palidez, taquicardia e fraqueza.

Após avaliação e estabilização no local, com suporte de oxigenoterapia, ele foi conduzido ao Hospital São Sebastião para atendimento médico.

“A percepção do professor de identificar que tratava-se de um engasgo total e a agilidade em pedir para alguém acionar o Corpo de Bombeiros, bem como iniciar as manobras de desengasgo, foram cruciais para o desfecho de um final feliz”, destacou o cabo Melniski.

Curso gratuito de primeiros socorros para profissionais da educação

O caso reforça a importância da capacitação dos profissionais da área da educação para agir em situações de emergência, especialmente envolvendo crianças e adolescentes em ambiente escolar.

O CBMSC, atento a essa necessidade, disponibiliza, desde de 2024, o Curso de Primeiros Socorros para Profissionais da Educação, totalmente gratuito e disponível em formato online.

Notícia Anterior

POLÍTICA
Prefeitura de Canoinhas realiza três audiências públicas do PPA nesta semana

Próxima Notícia

PROJETO DE LEI
Alesc aprova trânsito de máquinas agrícolas em rodovias de SC

VOCÊ VIU?