telemedicina

Criança de 3 anos de Canoinhas é transferida para Brusque por gripe grave

Avatar photo
Uma mulher que deu à luz há menos de 45 dias está hospitalizada em Canoinhas, em Unidade de Terapia Intensiva (UTI), também por complicações causadas pela Influenza A.

Uma criança canoinhense de 3 anos de idade precisou ser transferida para Brusque devido às complicações causadas pela Influenza A, informou a Secretaria de Saúde nesta quinta-feira (12).

Além dela, uma puérpera (mulher que deu à luz há menos de 45 dias) está hospitalizada em Canoinhas, em Unidade de Terapia Intensiva (UTI). Ambas não receberam vacina contra a gripe.

A influenza é uma doença respiratória viral aguda causada por vírus influenza dos tipos A, B e C. Ela é transmitida através de gotículas e secreções respiratórias. 

 “Os casos graves podem ser evitados com a vacina que está disponível gratuitamente nos postos de saúde”, lembra a secretária de Saúde, Francieli da Costa Colla.

Dentre os três tipos de influenza, a influenza A é a forma mais grave da gripe, responsável por grande pandemia e epidemias. 

“Santa Catarina segue em alerta para a falta de leitos de UTI com o crescimento de casos graves de doenças respiratórias. Canoinhas também não tem leito disponível”, alerta a secretária. 

A taxa da ocupação da nossa região, segundo o Centro de Informações Estratégicas para a Gestão do SUS de Santa Catarina (Cieges/SC) é de 99%. Apenas a região sul do estado estava com taxa de ocupação inferior a 90% na manhã desta quinta-feira, 12.

A unidade de saúde Central ficará aberta, na próxima semana (segunda, terça e quarta), até as 19h, para quem tiver dificuldade com horário. 

Em Canoinhas, apenas 43,14% do público mais vulnerável à doença (crianças, idosos e gestantes) tomaram a vacina. 

Vacina

A vacina contra a gripe está disponível para todas as pessoas acima de 6 meses de vida. 
A dose disponível na rede pública é a trivalente, protegendo contra os principais vírus influenza em circulação no Brasil, que são influenza A (H1N1), influenza A (H3N2) e influenza B.

Crianças que vão receber a vacina pela primeira vez devem tomar duas doses, com um intervalo de 30 dias. 

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

O imunizante demora de duas a três semanas após a aplicação para conferir a proteção adequada. O principal objetivo da vacinação é reduzir os sintomas da doença, especialmente na população mais vulnerável que pode evoluir para formas graves e morrer em decorrência da gripe. 

Em 2025, mais de 100 pessoas já morreram por causa da gripe em Santa Catarina.

Notícia Anterior

FRIO INTENSO
Canoinhas está entre as cidades mais geladas de SC nesta quinta (12)

Próxima Notícia

DIVERSIDADE
União da Vitória promove 1ª Conferência Municipal LGBTI+