A passagem de uma frente fria neste domingo (15) trouxe mudanças no tempo em Santa Catarina. Com o avanço rápido de uma massa de ar seco e frio, as temperaturas começaram a cair já durante a noite e devem atingir os menores valores nas primeiras horas da manhã desta segunda-feira (16).
Entre o Planalto Sul, parte do Planalto Norte e o Meio-Oeste, o amanhecer de segunda deve registrar um declínio entre 5°C e 10°C em relação às temperaturas deste domingo. Nessas regiões, há condições favoráveis para a formação de geada e nevoeiro durante a madrugada.
Em algumas localidades, os termômetros podem marcar entre 0°C e 6°C, com possibilidade de valores pontualmente menores, especialmente nas áreas mais altas.
A madrugada de segunda será marcada por temperaturas baixas em todas as regiões do estado. No Meio-Oeste, Alto Vale do Itajaí e Planalto Sul, as mínimas devem variar entre 2°C e 5°C, podendo ser ainda mais baixas nas regiões de maior altitude.
No Oeste e Extremo Oeste, as marcas ficam próximas de 7°C, enquanto nas demais regiões variam entre 6°C e 11°C. Apesar do frio, o dia será de tempo firme, com sol entre nuvens em todo o estado.
Na terça-feira (17), uma nova frente fria começa a se deslocar lentamente pelo Rio Grande do Sul, aumentando as condições para temporais isolados nas áreas de Santa Catarina que fazem divisa com o estado gaúcho.
As temperaturas mínimas, no entanto, não serão tão baixas quanto no dia anterior: variam entre 16°C e 22°C no Grande Oeste, chegam perto dos 20°C no Litoral e ficam entre 13°C e 15°C nas demais regiões. Durante a tarde, as máximas devem alcançar os 25°C em boa parte do estado.
Já a partir da tarde de quarta-feira (18) e ao longo da quinta-feira (19), o sistema avança sobre Santa Catarina, trazendo instabilidade, aumento da nebulosidade e condições para temporais em todas as regiões catarinenses.