refis

Santa Catarina tem mais de 10 mil estudantes nas escolas cívico-militares

Avatar photo
Atualmente, 15 unidades escolares atuam no modelo. A meta é chegar a 21 escolas até o final de 2026.

LEIA TAMBÉM

O número de escolas estaduais que aderiram ao Programa Estadual das Escolas Cívico-Militares tem crescido em Santa Catarina, desde a sua criação em 2023. Já são 10.241 estudantes matriculados nas 15 unidades escolares que atuam no modelo e a meta é chegar a 21 escolas até o final de 2026.

“Vamos continuar expandindo o que dá certo. As escolas cívico-militares já mostraram sua eficiência na disciplina e no ensino. A gente acabou de voltar do Japão onde as crianças aprendem até a lavar louça e cozinhar. Limpam a própria escola. Disciplina também é educação”, disse o governador Jorginho Mello.

A iniciativa se justifica pela intensa demanda da comunidade escolar pela implementação do modelo cívico-militar nas unidades. Entre os motivos apontados para a procura estão o estímulo ao comportamento sadio, o respeito e a disciplina, o ambiente seguro e acolhedor que o modelo proporciona, além de preparar os estudantes para a vida em sociedade.

“A gente vê o aumento da responsabilidade desses alunos em relação a toda essa parte da disciplina, não só comportamental, mas de todo o restante dentro de sala de aula”, avalia a professora Rosângela Braatz, que atua na EEB Walmor Ribeiro, Ibirama.

Para o pai de estudante da EEB Walmor Ribeiro, Alexandre da Silva, “vale a pena porque qualquer pai, qualquer mãe, faz de tudo para que o filho se dê bem na vida em caráter, em estudo, para que depois quando ele chegar na maturidade dele possa estar seguindo o caminho certo”.

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Em 2024, de forma inédita, a Secretaria de Estado da Educação promoveu o 1º Seminário Estadual das Escolas do Programa Cívico-Militar.

O objetivo da ação foi dar orientações e alinhamentos das ações realizadas pelo programa. O seminário ainda teve momentos para trocas de experiências e compartilhamento de boas práticas, visando melhorar ainda mais o trabalho feito nestas escolas.

Notícia Anterior

GRATIDÃO
Bebê resgatada de casa em chamas em Canoinhas reencontra policiais que salvaram sua vida

Próxima Notícia

INTERNACIONAL
Brasileira que caiu em trilha na Indonésia morreu de hemorragia, aponta autópsia

VOCÊ VIU?