Uma viagem de compras terminou em tragédia na noite de sexta-feira (17), resultando na morte de ao menos 17 pessoas em um grave acidente na BR-423, na Serra dos Ventos, entre os municípios de Paranatama e Saloá, no Agreste de Pernambuco. O ônibus, que transportava 40 passageiros, havia sido fretado e retornava para a Bahia.
Segundo a Polícia Rodoviária Federal (PRF), o veículo invadiu a pista contrária por volta das 20h, colidiu com rochas na lateral da via e, em seguida, bateu em um barranco antes de tombar. As causas do acidente ainda estão sob investigação. O motorista não consumiu bebida alcóolica, disse a PRF.
A Secretaria de Defesa Social (SDS) informou que o número de passageiros era superior ao declarado nas listas encontradas no veículo. Nenhuma das três listas de passageiros correspondia à realidade, levando as autoridades a acreditar que algumas vítimas pegaram carona.
Em coletiva de imprensa, o governo de Pernambuco detalhou a atuação na ocorrência, que contou com diversos órgãos. O assessor de imprensa da PRF, Cristiano Mendonça, disse que, embora houvesse mais passageiros que o declarado, o ônibus trafegava com menos pessoas que sua capacidade, que era de 50 pessoas.
As vítimas, a maioria da Bahia e de Minas Gerais, estavam voltando para Brumado (BA) após realizarem compras em um polo atacadista de Santa Cruz do Capibaribe (PE). Até a manhã deste sábado (18), a Polícia Científica havia identificado dez dos 17 mortos.
Entre os mortos, dez foram levados para o IML de Caruaru e seis, para o do Recife. Uma das vítimas, que morreu neste sábado, segue no Hospital Dom Moura, mas será levada para o IML caruaruense.
Segundo o gerente-geral de Polícia Científica, Wagner Bezerra, a identificação será feita por meio de perícia necropapiloscópica, que é por meio de impressões digitais, palmas das mãos e plantas dos pés.