O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu um Alerta Vermelho (Grande Perigo) para tempestades intensas que devem atingir áreas de Santa Catarina, incluindo o município de Canoinhas, a partir deste domingo (16).
O aviso meteorológico, que abrange municípios de 15 estados, indica a possibilidade de chuvas superiores a 60 mm/h ou 100 mm/dia, além de rajadas de vento que podem superar os 100 km/h e queda de granizo.
O aviso vermelho emitido pelo Inmet indica tempo severo. Segundo a meteorologista do instituto, Marcia Seabra, existe uma condição para a formação de um ciclone extratropical.
“Na segunda-feira, essa frente fria também deve atingir a Região Sudeste, chegando ao estado de São Paulo”, alertou.
Cuidados
A meteorologista explica que o ciclone vai se formar entre sábado e domingo e se deslocar para o oceano. “Porém, ele vai dar origem a uma frente fria que vai transitar entre os estados do Sul e em parte do Centro-Oeste”.
A frente fria intensa responsável pela instabilidade está associada à formação de um ciclone extratropical próximo à foz do Rio da Prata.
Riscos e prejuízos
O Inmet alerta para o grande risco de danos em edificações, corte de energia elétrica, estragos em plantações, queda de árvores e alagamentos, além de transtornos no transporte rodoviário.
Fenômenos severos e de abrangência mais localizada, como tornados e correntes de vento (downbursts), não estão descartados, dada a intensidade e o rápido deslocamento da instabilidade, contudo, o cenário é diferente do que aconteceu na semana passada, e que levou a um tornado que devastou a cidade de Rio Bonito do Iguaçu (PR). Se houver formação de algum tornado, ele será de menor potencial.
Cronograma do tempo severo em SC
O sistema deve ingressar pelo Rio Grande do Sul na madrugada de domingo (16) e avançar rapidamente para Santa Catarina, onde o alerta é válido até a madrugada de segunda-feira (17).
A previsão de risco severo para as regiões de Santa Catarina é a seguinte:
- Manhã de domingo (16): Oeste de SC;
- Tarde e Noite de domingo (16): Toda Santa Catarina;
- Madrugada de segunda-feira (17): Norte e Planalto Norte de SC.
Orientações de segurança
Diante do cenário de grande perigo, o Inmet e a Defesa Civil recomendam que os moradores das áreas afetadas adotem medidas de segurança imediatas:
- Evite abrigar-se sob árvores durante as rajadas de vento, pois há risco de queda e descargas elétricas.
- Mantenha distância de placas, outdoors, torres de transmissão e quaisquer estruturas metálicas.
- Em caso de granizo, busque abrigo seguro em locais fechados e resistentes.
As autoridades recomendam o monitoramento constante dos alertas oficiais.


























