tres_barras

Fim de semana será de sol e tempo firme; instabilidade retorna na próxima quarta

Avatar photo
Sistema de alta pressão garante tempo firme no sábado e domingo, mas Defesa Civil alerta para temporais e risco de alagamentos a partir do dia 28.

LEIA TAMBÉM

O fim de semana será marcado por tempo firme e predomínio de sol em grande parte de Santa Catarina. As temperaturas seguem amenas no amanhecer, com elevação gradual ao longo do dia, especialmente no Grande Oeste.

A atuação de um sistema de alta pressão é a principal responsável por manter o tempo mais seco e quente entre sábado, 24, e domingo, 25.

Apesar disso, ainda há condições para chuvas rápidas e isoladas entre a noite e a madrugada no Litoral e em pontos do Planalto Sul, associadas à circulação marítima. Em geral, essas precipitações ocorrem com fraca intensidade, mas pontualmente podem ser mais intensas, especialmente nas áreas próximas à Serra.

Tanto no sábado quanto no domingo o dia começa com temperaturas entre 8°C e 12°C no Planalto Sul e regiões serranas, e entre 13°C e 20°C nas demais regiões. À tarde, com maior presença de sol, os termômetros sobem e se aproximam dos 33°C no Oeste, enquanto variam entre 23°C e 28°C nas demais áreas do estado.

Instabilidade a partir do meio da próxima semana

A instabilidade volta a ganhar força a partir de quarta-feira, 28, com condições para temporais acompanhados de chuva pontualmente intensa em todas as regiões catarinenses.

Nas áreas do centro e do leste do estado, esses temporais tendem a ser reforçados pela umidade vinda do oceano, o que aumenta o risco de volumes elevados de chuva em curto intervalo de tempo.

Há risco para ocorrências associadas a alagamentos e enxurradas entre o Vale do Itajaí e o Litoral. Já no Grande Oeste, os principais impactos esperados estão relacionados a alagamentos e destelhamentos.

Diante da previsão de aumento da instabilidade, a Secretaria da Proteção e Defesa Civil de Santa Catarina recomenda o acompanhamento das atualizações da previsão do tempo, dos avisos meteorológicos e dos boletins de risco, uma vez que as condições atmosféricas podem sofrer alterações ao longo dos próximos dias.

Notícia Anterior

PROTEÇÃO ANIMAL
Santa Catarina sanciona lei que protege “Cão e Gato Comunitário”

Próxima Notícia

TRÂNSITO
Engavetamento na ‘Rodovia da Morte’ tira a vida de jovem no dia de seu aniversário em União da Vitória”

VOCÊ VIU?