Eu aprendi muita coisa boa, aprendi bastante. Depois que meu marido faleceu, eu fiquei um tempo morando sozinha, então é muito bom a gente participar, porque a gente conversa com as colegas”.
O relato Maria Edith da Silveira, de 86 anos, resume o espírito do Curso de Costura Criativa, realizado na última semana pelo Governo do Município de Canoinhas, por meio da Secretaria de Assistência Social e em parceria com o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar).
A iniciativa, que ocorreu entre os dias 20 e 23 de janeiro, integra as políticas públicas de fortalecimento do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV), focando na autonomia e na qualidade de vida das idosas canoinhenses.
“Nossa gestão trabalha diariamente para oferecer integração e novas perspectivas para os nossos idosos, garantindo que o CRAS seja um espaço de transformação”, afirma a prefeita Juliana Maciel.
Durante as atividades, o ambiente foi de aprendizado, mas, acima de tudo, integração.
“Eu gostei muito do curso. A professora foi ótima e eu me senti muito bem. As aulas me ajudaram a distrair a cabeça; como eu moro sozinha e não tenho quase com quem falar, aqui foi muito bom para mim”, comenta a aluna Ursula Pflegr, de 74 anos.
Essa integração entre as participantes é uma das prioridades das ações do governo do município por meio da Assistência Social, que busca fortalecer os laços comunitários através de atividades diversas, promovendo o resgate da autoestima.
“É uma alegria ver o Governo Municipal promovendo momentos que resgatam a autoestima e proporcionam uma convivência tão rica entre as nossas idosas”, afirma a vice-prefeita Zenilda Lemos.
Além do benefício social, o curso ofereceu uma estrutura sólida para que as participantes dominassem técnicas de confecção de itens artesanais, abrindo portas para o empreendedorismo.
“Este já é o meu segundo curso aqui com o Senar: o primeiro foi de patchwork e, agora, estamos fazendo o de corte e costura. Os trabalhos são muito bonitos. Fizemos cestinhas de pão, nécessaires, puxa-sacos e trilhos, tudo com muitos detalhes. Além de ajudar a espairecer e passar o tempo, o curso pode ajudar a ganhar um dinheirinho e ajudar na renda familiar”, avalia Dirce Catarina Bonete, de 68 anos.
A Secretaria de Assistência Social de Canoinhas tem promovido iniciativas para manter os CRAS como centros ativos de desenvolvimento humano e social. “Trabalhamos para que cada oficina, cada curso oferecido pela nossa secretaria resulte em inclusão real e no fortalecimento dos vínculos comunitários”, afirma o secretário de Assistência Social, Vilson Nascimento.











