tres_barras

IFSC abre 1.758 vagas gratuitas para cursos superiores via Sisu

Avatar photo
Oportunidades abrangem 21 cidades; seleção é feita pela nota do Enem (2023, 2024 ou 2025).

LEIA TAMBÉM

O Instituto Federal de Santa Catarina (IFSC) publicou o Edital de Ingresso , que organiza o processo seletivo de ingresso nos cursos de graduação via Sistema de Seleção Unificada (Sisu).

Ao todo, são oferecidas 1.758 vagas distribuídas em cursos superiores de tecnologia, bacharelado e licenciatura em diversos câmpus do IFSC, com ingresso no primeiro e no segundo semestre letivo de 2026. As inscrições vão até 23 de janeiro.

O IFSC não cobra mensalidade para nenhum curso. A seleção dos estudantes será realizada com base nas notas obtidas no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) – com participação nas edições de 2023, 2024 ou 2025

Acesse o edital do IFSC sobre o processo seletivo para graduação via Sisu

Acesse o edital do MEC com as regras gerais do Sisu 2026 (Edital nº 29/2025)

Inscrições e critérios para participação

As inscrições são gratuitas e realizadas exclusivamente pela internet no portal do Sisu. Quem não possui acesso à internet pode procurar um dos câmpus do IFSC, que disponibilizam computadores para apoio aos candidatos (verificar horários de atendimento diretamente com o câmpus).

A confirmação de interesse na lista de espera também deve ser feita pelo site do Sisu, no período previsto no cronograma do edital. Em caso de dúvidas sobre o processo de seleção, o candidato pode entrar em contato com o MEC pelo telefone 0800-616161.

A ordem de classificação do candidato, de acordo com as notas obtidas no Enem, definirá se ele deverá ser matriculado para início das aulas no primeiro ou no segundo semestre.

Para ingressar nos cursos superiores oferecidos, o estudante deve possuir o ensino médio completo (ou equivalente) ou concluí-lo antes da data de matrícula.

O IFSC reserva 50% das vagas para estudantes que cursaram todo o ensino médio em escolas públicas brasileiras, conforme estabelece o Sistema de Cotas do IFSC. Dentro desse percentual há vagas destinadas a: candidatos com renda familiar bruta igual ou inferior a um salário-mínimo por pessoa; candidatos, independentemente da renda; candidatos autodeclarados negros (pretos e pardos) ou indígenas; candidatos quilombolas; e candidatos com deficiência.

A opção pela cota deve ser feita no momento da inscrição no Sisu, sendo responsabilidade do candidato conferir a categoria escolhida e providenciar a documentação necessária para comprovação conforme descrito no edital. 

Cronograma 

  • 19 a 23/01/2026 – Período de inscrições pelo site do Sisu
  • 29/01/2026, a partir das 20h – Divulgação dos selecionados na Chamada Regular
  • 29/01 a 02/02/2026 – Manifestação de interesse na lista de espera (somente no site do Sisu)
  • 11/02/2026, a partir das 20h – Divulgação da lista de espera do Sisu pelo IFSC
  • 20/02/2026 – Divulgação dos candidatos da lista de espera que obtiveram vaga

O edital traz vagas para cursos em 21 câmpus do IFSC: Araranguá, Caçador, Canoinhas, Chapecó, Criciúma, Florianópolis, Florianópolis-Continente, Garopaba, Gaspar, Itajaí, Jaraguá do Sul-Centro, Jaraguá do Sul-Rau, Joinville, Lages, Palhoça Bilíngue, São Carlos, São José, São Miguel do Oeste, Tubarão, Urupema e Xanxerê.

A relação completa de cursos e vagas está detalhada no Anexo I do Edital de Ingresso nº 21/DEING/2026

Notícia Anterior

CRIME AMBIENTAL
MPSC investiga morte de peixes e suspeita de poluição no Rio da Lança, em Mafra

Próxima Notícia

POLÍCIA
Homem não aceita fim de relacionamento e ameaça ex-mulher no Campo d’Água Verde

VOCÊ VIU?