Uma operação conjunta entre a Polícia Federal (PF) e o FBI (EUA) evitou um possível atentado em solo brasileiro na manhã desta quinta-feira (29). Um homem, suspeito de integrar uma organização terrorista internacional, foi preso no interior de São Paulo enquanto finalizava a montagem de um colete com explosivos.
Segundo nota oficial da Polícia Federal, o suspeito planejava realizar um atentado suicida no Brasil. Embora a corporação tenha confirmado que o ato ocorreria em território nacional, detalhes específicos sobre o alvo ou a cidade escolhida para o ataque ainda são mantidos em sigilo para não comprometer o restante das investigações.
Inteligência e dados deletados
A prisão foi autorizada pela 3ª Vara Federal de Bauru e só foi possível graças à quebra de sigilos telemáticos. As autoridades conseguiram rastrear:
- Histórico de conexões: Horários, duração e números contatados.
- Mensagens de WhatsApp: A tecnologia permitiu resgatar, inclusive, conversas que haviam sido deletadas pelo usuário.
A Polícia Federal destacou que a operação tem caráter preventivo. Ao monitorar essas articulações, a inteligência brasileira consegue se antecipar a células terroristas que atentem contra a segurança pública e a ordem social. O homem detido foi levado para uma unidade prisional federal.











