A nova torre do Hospital São Vicente de Paulo (HSVP), em Mafra, entrou na reta final de construção, atingindo 93% das obras concluídas. O empreendimento, que conta com um aporte de mais de R$ 99 milhões do Governo do Estado de Santa Catarina, representa um dos maiores investimentos em saúde da história da região e deve beneficiar cerca de 971 mil habitantes.
O governador Jorginho Mello visitou as instalações na última semana para acompanhar o avanço dos trabalhos. Segundo o governo, os recursos contemplam não apenas a estrutura física, mas também a aquisição de equipamentos de última geração. “Essa obra vai salvar muitas vidas em Mafra e todo o Planalto Norte”, destacou o governador.
Estrutura e capacidade
A nova torre terá 11 pavimentos e uma estrutura robusta para atendimentos de alta complexidade:
- Leitos: 140 novos leitos de internação (clínicos, cirúrgicos e UTI adulto).
- Centro Cirúrgico: Ampliação para 12 salas cirúrgicas.
- Cirurgias: Capacidade para realizar até 14 mil procedimentos de alta complexidade por ano.
- Inovação: A estrutura contará com um heliponto para agilizar o transporte de pacientes críticos.
Marco para a Região
De acordo com o secretário de Estado da Saúde, Diogo Demarchi, a obra dobra a capacidade atual do hospital. “O governador está pensando nas próximas gerações. Esse hospital é um exemplo das reformas e ampliações que estamos fazendo em mais de 70 hospitais no estado”, afirmou.
Para o presidente do HSVP, Ivo Liebl, a nova torre é um marco histórico que eleva o padrão de qualidade dos serviços prestados à comunidade, consolidando a instituição como referência em média e alta complexidade pelo SUS.




















