bom_apetite_canoinhas

sementes_tabaco

cursos

Você tem preguiça de levantar da cama cedo? estudo diz que isso é sinal de inteligência

Avatar photo

LEIA TAMBÉM

Quando o celular desperta você levanta da cama no mesmo momento ou é do time de adia a hora de levantar por mais cinco, dez, ou até quinze minutos?

Se a segunda opção representa você, fique sabendo que, ao invés de se sentir preguiçoso pode se considerar uma pessoa mais inteligente que os demais.

De acordo com um estudo inglês, desenvolvido pelos psicólogos Satoshi Kanazawa e Kaja Perina, quem tem preguiça de levantar da cama pode ser considerada uma pessoa mais inteligente, criativa e feliz.

Isso porque reconhecer a necessidade de dormir mais e, assim apertar o botão de soneca, demonstra sua capacidade de resolução de problemas e sua independência.

Mas existe um limite para essa indisposição. Enquanto ter preguiça de levantar da cama é sinal de evolução, dormir demais não é nada bom.
O estudo revelou ainda que pessoas que dormem mais de 10 horas por noite tendem a morrer mais cedo.
A DOENÇA QUE SE CONFUNDE COM PREGUIÇA
Você sabia que aquele desejo excessivo de não sair da cama e ficar deitado, seja dormindo ou não, pode ser um distúrbio chamado clinomania?
Às vezes confundida com preguiça ou mesmo depressão, a clinomania tem suas próprias características.
A palavra clinomania tem suas origens em grego, o que significa “obsessão com o sono”. É o excessivo desejo de ficar na cama. 
Um forte desejo de não sair da cama, ficar debaixo das cobertas e com cabeça no travesseiro. Uma vontade muito, mas muito grande de ficar deitado, no caso, dormir muito.
O diagnóstico é uma tarefa difícil. A Clinomania pode ser confundida com outras doenças. Assim como Distúrbio do sono, Depressão e Síndrome da Fadiga Crônica.

Para realizar a identificação da Clinomania, deve-se primeiro avaliar outros sintomas que podem se confundir com ela. 

A partir de então – através da exclusão – identificar o distúrbio. As pessoas com Clinomania apresentam um excessivo desejo de ficar na cama, sem que estejam com um dos sintomas descritos a seguir:
Distúrbios do sono:

Muitas pessoas têm problemas para dormir, desde apneia do sono a simplesmente serem incapazes de adormecer.
Depressão:

Aqueles que sofrem de depressão podem ter dificuldade em levantar-se para enfrentar seu mundo, mas as razões por trás são muito diferentes aos que sofrem de Clinomania.

Síndrome de Fadiga Crônica:

Aquele que sofre de Síndrome da Fadiga Crônica também terá dificuldade em encontrar a energia e o impulso para sair da cama, mas isso é por causa de sua doença ao invés de Clinomania.

Pessoas diagnosticadas com Clinomania tendem a ter padrões de sono invertidos, dormem constantemente durante o período da tarde e ficam acordados a noite, sendo naturalmente levados a não comparecer em atividades no período da manhã.

A pessoa quando é afetada pela clinomania, já não fica na cama por estar triste ou com dores, mas porque gosta do ambiente confortável e não quer deixar de sentir-se aconchegado. 

Em dias chuvosos e nublados, por exemplo, esse sentimento é ainda maior, mas não está relacionado com sinais ou sintomas clínicos e patológicos.

A clinomania é um distúrbio que afeta mais as mulheres, especialmente na faixa dos 20 aos 40 anos. Embora também possa acontecer em outras idades e também em homens.

A terceira idade também é bastante propensa ao distúrbio. Os mais velhos tendem a deitar mais durante o dia, em função das poucas ocupações, o que favorece o desenvolvimento da clinomania.

As pessoas que sofrem com o distúrbio não sentem preguiça; sentem uma vontade imensa de permanecer na posição horizontal, deixando de lado os afazeres para apenas ficarem deitadas. 

Ou seja, sofrem de um distúrbio real e preocupante.

Depois de feito o diagnóstico clínico, pode surgir a necessidade do uso de medicamentos específicos para melhorar a qualidade de vida. 

O acompanhamento psicológico, aliado a exercícios físicos também são uma alternativa comum.
Fonte: R7.com/Psicoter/Science Direct