Imagem ilustrativa |
Uma Bombeira Comunitária (BC), do Batalhão de Canoinhas, ficou ferida na manhã desta segunda-feira (20) durante atendimento a uma ocorrência de corte de árvore na Rua Paulo Ritzman, no bairro Bela Vista.
Por volta das 10h15, os Bombeiros receberam um chamado de populares, informando que durante o corte de um Pinheiro (Araucária), o mesmo pendeu para uma edificação.
No local os Bombeiros verificaram que não havia cabo de segurança segurando a árvore, somente cunha.
O operador da motosserra, um homem de 57 anos, relatou que havia chamado uma máquina retroescavadeira para auxiliar no corte, visto que o Pinheiro estava pendendo para a residência.
A guarnição orientou que quando a máquina chegasse, somente se posicionasse e aguardasse. Em seguida foi verificado que não podia ser colocado escada devido risco de queda e inclinação da árvore.
Com uso de cabos e vergalhões de construção, foi efetuado amarração e elevado o mais alto possível.
De acordo com os Bombeiros, ao realizar a tração com sistemas de roldanas, para a árvore voltar ao lugar, chegou a retroescavadeira que começou a se posicionar ao lado da árvore.
Enquanto concluíam a tração para efetuar a amarração, verificaram que o operador da máquina estava empurrando a árvore, pendendo-a para cima da guarnição.
Nesse momento o Chefe do Socorro, Sargento França, alertou para os BCs Massaneiro e Gravi se evadissem do local, pois o Pinheiro estava caindo bem na direção deles, empurrado pela retroescavadeira.
Após a queda da árvore, a Bombeira Comunitária Gravi gritou e foi encontrada embaixo dos galhos, com fortes dores na regão pélvica e coluna região lombar.
Foi acionado via radio uma ambulância dos Bombeiros e o USA SAMU. Após atendimento pela médica do Serviço Móvel de Urgência, a vítima foi conduzida à Unidade de Pronto Atendimento.
De acordo com informações da Tenente BM Geter, na noite desta segunda (21), o estado de saúde da BC Gravi é estável.