telemedicina

fesmate

Tomógrafo quebrado, aumento de casos e pouca divulgação de ações da Secretaria da Saúde são cobrados por vereador

Avatar photo
Vereador questiona porque Secretaria da Saúde não tem feito divulgação que fazia antes do período eleitoral.
Vereador Paulinho solicita informações sobre o Tomógrafo e sobre o aumento de casos de Covid em Canoinhas.

O presidente da Câmara, vereador Paulinho Basilio (MDB), apresentou dois requerimentos na sessão de terça-feira (1º),  ambos relacionados com saúde pública.

O primeiro requerimento solicita informações sobre o aumento do número de casos de Covid no município, e sobre a aquisição de mais testes para a população.
Já no segundo requerimento, o vereador questiona sobre o conserto ou troca do Tomógrafo do Hospital Santa Cruz.O primeiro requerimento é direcionado ao prefeito Gilberto dos Passos e a secretária de Saúde Kátia Oliskowski Munhoz, solicitando informações sobre as ações de combate ao Covid.

O vereador questiona quais medidas foram tomadas desde o aumento do número de casos; se há testes disponíveis; qual a metodologia está sendo utilizada para a testagem; e não havendo testes, qual a previsão para aquisição.
O requerimento solicita ainda que seja enviado um informativo semanal à Câmara de Vereadores, contendo as ações da secretaria de Saúde no combate à pandemia.

“O requerimento é para termos dados oficiais em mãos, até porque eu acredito que a Secretaria de Saúde esteja sim desempenhando o papel no combate a pandemia, mas por algum motivo não tem feito aquela divulgação que fazia antes do período eleitoral. Talvez seja isso que esteja deixando a população um pouco insegura”, comentou o presidente vereador Paulinho Basilio.

O outro requerimento, foi direcionado ao prefeito Gilberto dos Passos, a secretária de Saúde Kátia Oliskowski Munhoz, e ainda ao presidente do Hospital Santa Cruz, Reinaldo de Lima Júnior.

No texto o vereador solicita informações sobre a previsão de conserto ou troca do Tomógrafo, questionando qual o valor do conserto ou o valor para a compra de um novo equipamento.
Basilio ainda pergunta se já houveram tratativas entre o município e o Hospital para o desfecho da situação e se há previsão da resolução do problema.A vereadora Zenici Dreher (PL) solicitou a possibilidade de assinar junto o requerimento sobre o Tomógrafo, e também sugeriu questionar qual o público é atendido, quais municípios são atendidos no âmbito da região e se o equipamento presta serviços à pacientes do SUS e/ou planos de saúde, o que foi acatado pelo vereador autor do requerimento.

Basilio, comentou que todos os anos a Câmara devolve recursos ao Poder Executivo, e que o valor que será devolvido esse ano poderia ser aplicado na aquisição de um novo Tomógrafo para o município.

“Nós temos o recurso da devolução da Câmara de Vereadores, e esse recurso, graças a todos os vereadores que prezam pela economia, vai passar da casa de R$1 milhão. Então com esse valor já poderiam adquirir um novo equipamento, se esse for o entendimento da prefeitura e do hospital, nós podemos ajudar”, comentou Basilio.

Notícia Anterior

Nova matriz de risco mostra quase a totalidade de SC em nível gravíssimo

Próxima Notícia

Santa Catarina terá toque de recolher para conter avanço da pandemia

VOCÊ VIU?