saude

Primeiros catarinenses recebem as doses da vacina contra a Covid-19

Avatar photo

LEIA TAMBÉM

Indígena, idoso e enfermeiro foram os primeiros vacinados no estado. Foto: Diorgenes Pandini/NSC

Santa Catarina recebeu 144.040 doses nesta segunda-feira, 18, das quais 17.480 são destinadas à população indígena e 126.560 para a população geral.


Nesta primeira etapa, conforme previsto no Plano Estadual de Vacinação, serão imunizados alguns grupos prioritários: trabalhadores da Saúde, pessoas acima de 75 anos, pessoas de 60 anos ou mais institucionalizadas e população indígena.

Por volta das 17h35 de hoje, o enfermeiro Júlio César Vasconcellos de Azevedo foi a primeira pessoa a ser vacinada contra a Covid-19 em Santa Catarina. Ele recebeu a primeira dose no Instituto de Cardiologia em São José, na Grande Florianópolis.

O enfermeiro é morador da capital, tem 55 anos e trabalha há 28 no Hospital Celso Ramos, de Florianópolis.

Em seguida, foi vacinado o idoso de 81 anos João de Jesus Cardoso, que mora em uma instituição de longa permanência.

Por fim, foi vacinada a líder indígena Kerexu Yxapyry, da terra indígena Morro dos Cavalos, em Palhoça, na Grande Florianópolis.

O governo de Santa Catarina afirmou que deve partir na noite desta segunda o avião que irá para a região Oeste com as doses recebidas pelo estado pela manhã. 

Na terça (19), caminhões com as vacinas para as outras regiões catarinenses saem pela manhã. A entregas nessas áreas será por via terrestre.

Após as três pessoas serem vacinadas, o secretário de Estado da Saúde, André Motta, pediu que a população continue com a medidas preventivas contra a Covid-19.

“Preciso lembrar que, apesar do início da vacinação, continuamos com a pandemia entre nós. Precisamos continuar com isolamento, uso de máscara, isso é fundamental”, disse André Motta.

O reforço para que a população continue se cuidando foi feito também pelo governador Carlos Moisés.

“Temos na vacina a esperança de dias melhores. Se tudo der certo, passaremos o ano de 2021 vacinando. Por isso, precisamos continuar com as normas editadas pelo Governo de Santa Catarina e apoiadas por cada prefeitura. Estamos recebendo, ainda de forma incipiente, essas primeiras doses, que serão encaminhadas a cada uma das populações estabelecidas como preferenciais”, afirmou Moisés.

Santa Catarina foi o primeiro estado do Sul do Brasil a começar a vacinação contra a Covid-19.