telemedicina

‘Se’ a pandemia nos atacar, nós sabemos como reagir, diz Guedes

Avatar photo
Paulo Guedes recebeu Arthur Lira no ministério. Foto: Divulgação

O presidente da Câmara, Arthur Lira (PP-AL), reuniu-se na noite desta quinta-feira (4) com o ministro da Economia, Paulo Guedes, para discutir o cronograma de votação das reformas na Câmara e no Senado. 

Arthur Lira afirmou que o Congresso está “absolutamente sintonizado” com o Ministério da Economia, com o governo federal e com a pauta das reformas. 

“O governo está com tudo programado. Já tem a receita de como combater os efeitos da pandemia. Estaremos à disposição com muito diálogo, pela solidificação da nossa economia com previsibilidade e com harmonia.”

O ministro da Economia, Paulo Guedes, também afirmou que o governo já tem protocolos para lidar com a deterioração da pandemia de covid-19. 

Ele disse que conversou com o presidente Jair Bolsonaro sobre medidas sem impacto fiscal e citou a antecipação do 13º dos segurados do INSS (aposentadoria, pensão, auxílio-doença, auxílio-acidente, salário-maternidade e auxílio-reclusão).

Os recursos para o pagamento já estão previstos no Orçamento e seriam apenas desembolsados com antecedência. A antecipação foi feita no ano passado, no início da pandemia, como forma de mitigar os efeitos da crise.

Se a medida for utilizada novamente, poderá despejar um caminhão de dinheiro na economia nos primeiros meses do ano. Para 2021, é esperado que os pagamentos do 13º do INSS sejam pagos apenas depois de agosto.

Outras ações para mitigar os efeitos da pandemia estão em estudo pelo governo, como a reformulação do Bolsa Família e a antecipação do abono salarial.

“Nós temos o protocolo da crise. Se a pandemia nos atacar, nós sabemos como reagir”, afirmou Guedes.

Agência Câmara de Notícias

Novo presidente da Câmara, Arthur Lira, também afirmou que governo já tem “receita” para combater os efeitos da pandemia.

Notícia Anterior

Federação Catarinense de Municípios formaliza intenção de compra da Sputnik V

Próxima Notícia

Com presença de Bolsonaro, Moisés acompanha entrega de veículos para assistência social