cursos

bom_apetite_canoinhas

sementes_tabaco

Canoinhas vai iniciar vacinação em pessoas com comorbidades; veja quais são

Avatar photo
Município vai receber 2.340 doses da vacina AstraZeneca/Fiocruz.

LEIA TAMBÉM

Santa Catarina recebeu nesta segunda-feira (3), nova remessa com mais 250.300 doses da vacina contra a Covid-19. Destas, 232.750 são do laboratório AstraZeneca/Fiocruz e 17.550 da Pfizer.

As doses da vacina Pfizer serão distribuídas somente aos municípios de Florianópolis e São José, neste primeiro momento, visto que as mesmas demandam de armazenamento diferenciado e requerem maior atenção.

“Em um segundo momento, outros municípios também vão receber as doses, sendo que serão capacitados para isso”, explica o diretor da Dive, João Augusto Brancher Fuck.

Próximos grupos a serem vacinados 

As doses da vacina do laboratório AstraZeneca/Fiocruz serão distribuídas a todos os municípios catarinenses a partir desta terça-feira (4), e serão usadas para concluir a vacinação, com aplicação da primeira dose, no grupo dos idosos entre 60 e 64 anos e trabalhadores da saúde.

De acordo com a tabela de distribuição de doses por municípios, Canoinhas vai receber 2.340 doses da vacina AstraZeneca (veja detalhamento no final da matéria).

As doses também serão utilizadas para dar continuidade à vacinação dos profissionais das forças de segurança e salvamento e iniciar a vacinação de um novo grupo prioritário, o de pessoas com comorbidades, deficiência permanente, gestantes e puérperas.

Como será vacinação de pessoas com comorbidades

Ficou definido que, na fase 1, serão vacinados, de acordo com o quantitativo de doses a ser disponibilizado, os grupos prioritários abaixo, nesta ordem:

  1. Pessoas com Síndrome de Down, independente da idade (18 a 59 anos);
  2. Pessoas com doença renal crônica em terapia de substituição renal (diálise), independente da idade (18 a 59 anos);
  3. Pessoas transplantadas de órgão sólido ou de medula óssea, independente da idade (18 a 59 anos);
  4. Gestantes e puérperas com comorbidades*, independente da idade (maiores de 18 anos);
  5. Pessoas com Deficiência Permanente cadastradas no Programa de Benefício de Prestação Continuada (BPC), independente da idade (18 a 59 anos);
  6. Pessoas com Comorbidades e Deficiência Permanente de 55 a 59 anos.,

Na fase 2, serão vacinados os grupos de pessoas com comorbidades, pessoas com deficiência permanente, gestantes e puérperas independentemente de condições pré-existentes, de forma escalonada, da maior para a menor idade:

  1. 54 a 50 anos;
  2. 49 a 45 anos;
  3. 44 a 40 anos;
  4. 39 a 35 anos;
  5. 34 a 30 anos;
  6. 29 a 18 anos.

Para a comprovação da condição de risco, as pessoas com comorbidades podem apresentar qualquer comprovante que demonstre que ela pertence a um dos grupos de risco, como exames, receitas, relatórios e prescrições médicas.

Os cadastros já existentes dentro das Unidades de Saúde também podem ser utilizados.

A Secretaria de Saúde de Canoinhas vai divulgar em breve, a data, horário e local de vacinação das pessoas com as comorbidades.

Doses disponibilizadas para Canoinhas, para pessoas com comorbidades:

Síndrome de Down, independente da idade – 37 doses

Transplantados de órgãos sólidos ou medula óssea – 9 doses

Gestantes e puérperas com comorbidades – 107 doses

Deficientes graves cadastrados no BCP – 323 doses

Pessoas de 50 a 59 anos com comorbidades e deficiência permanente – 1.472 doses