Uma situação crítica em Canoinhas foi tema de requerimentos apresentados pelos vereadores Marcos Homer, Tatiane Carvalho, Juliana Maciel e Zenilda Lemos na sessão ordinária do último dia 8.
Os vereadores solicitaram melhorias nos serviços do SAMU Municipal, após constatar a situação em que se encontra a ambulância que está prestando serviços aos munícipes.
“O veículo tem sérios problemas mecânicos, a 1ª marcha não engata, a 3ª escapa, e para piorar, a porta precisa ser amarrada com uma corda para não abrir durante o deslocamento”, informou a vereadora Juliana Maciel, que apresentou uma imagem mostrando a situação.
Segundo ela, a equipe que trabalha com a ambulância relatou que inclusive já tiveram problemas em meio a um atendimento. “A falta de segurança é gigantesca, tanto para os profissionais quanto para os pacientes que dela utilizam”, lamentou a vereadora.
A informação é que o SAMU de Canoinhas estava utilizando uma ambulância nova (recebida em maio de 2020 do Govero Federal), mas que foi cedida para o SAMU estadual. Para não ficar sem, foi resgatado uma ambulância que já estava parada.
“O estado que devia dar amparo para os munícipios, por ser um ente superior” disse a vereadora.
Já o vereador Homer afirmou que causou estranheza o Estado requisitar a ambulância, haja visto que há uma empresa terceirizada que administra o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência – SAMU. “A Secretaria Estadual não deveria intervir nesse processo”.
Homer também lembrou de um caso recente acontecido em Canoinhas, quando um menino de 9 anos foi atropelado no bairro Água Verde e precisava ser transferido para Joinville: “Nós tivemos problemas com a transfêrencia dele porque essa ambulância não consegue fazer um trajeto grande. Imagine você pegar a BR-101 com um veículo com sérios problemas mecânicos”.
Nesse sentido, foi feito um requerimento direcionado ao prefeito Beto Passos, e à secretária da Saúde, Kátia Oliskowski, solicitando cópia dos documentos que autorizaram a cessão de uso da ambulância do SAMU Municipal, de propriedade da Secretaria de Saúde do Município de Canoinhas, para a Secretaria de Saúde do Estado de Santa Catarina (SAMU Estadual).
Em outro requerimento, há o pedido para a substituição emergencial da ambulância JUMPER, marca CITROEN, placa QHQ-8534, utilizada pelo SAMU Municipal, por um veículo em perfeitas condições de uso, garantindo segurança tanto dos profissionais, quanto dos pacientes que utilizam.
Encerrando o assunto, o presidente da Câmara, Gil Baiano, informou que o dinheiro para a aquisição de uma nova ambulância já está reservado: “Foi um dinheiro que saiu das economias aqui dessa Casa de Leis”, informou, contudo diz não saber “se o prefeito já abriu licitação para adquirir um novo veículo”.
Um dia após o requerimento apresentado, a vereadora Juliana Maciel recebeu a informação que a UTI móvel será devolvida ao SAMU municipal de Canoinhas.