Após circular em redes sociais um vídeo que mostra um Policial Militar efetuando um disparo com bala de borracha durante uma ação no bairro São Cristóvão em Três Barras, na tarde desta quinta-feira (24), o comando do 3º Batalhão da Polícia Militar em Canoinhas emitiu nota sobre o fato ocorrido. Segundo a PM, as imagens não mostram todo o contexto da ação.
As imagens mostram [alguns] moradores indignados com o disparo da arma não letal, que foi efetuado em direção ao chão e atingiu de raspão a perna de morador que estava bem próximo da guarnição. Assista abaixo:
A ocorrência, segundo a PM, teve início após uma equipe do Tático, que fazia rondas pelo local, ter sido desacatada por dois homens, que não cessaram as agressões verbais durante a abordagem e ainda resistiram a ação policial.
Toda a ação também foi gravada pelas câmeras individuais dos PMs que serão avaliadas pelo comando, o qual se manifestará sobre a necessidade de instauração de procedimento administrativo para esclarecer os fatos.
Leia a nota emitida pela Polícia Militar:
“O comando do 3º BPM vem através desta nota esclarecer que o vídeo que está circulando nas redes sociais de um policial militar atirando nos pés de uma pessoa, se trata de um vídeo gravado por um particular e não mostra todo o contexto da ação que ocorreu nesta tarde no município de Três Barras.
A equipe do PPT [Pelotão de Patrulhamento Tático] fazia rondas pelo local quando foi desacatada e ofendida por dois dois homens, os quais mesmo após a abordagem não cessaram as agressões verbais e ainda resistiam a ação policial, e em dado momento, curiosos se aproximaram da equipe a fim de intimidar os policiais militares, os quais fizeram uso das técnicas do uso progressivo da força, efetuando um disparo de arma de fogo com munição não-letal para o chão, a fim de dissuadir as pessoas que tentavam impedir a ação.
Todos os envolvidos foram conduzidos para delegacia de polícia e no local prestado atendimento médico e lavrado boletim de ocorrência na modalidade de termo circunstanciado aos envolvidos.
A ocorrência foi filmada pelas câmeras individuais dos policiais militares, as quais serão avaliadas pelo comando, o qual se manifestará sobre a necessidade de instauração de procedimento administrativo para esclarecer os fatos.
Ten Cel PM Silvano Sasinski – Comandante do 3º BPM”.