Pouco frio é bobagem! Canoinhas já registrou 12ºC abaixo de zero

Avatar photo
A temperatura registrada em Canoinhas é a segunda menor de Santa Catarina nos últimos 60 anos.

LEIA TAMBÉM

Para quem acha que está difícil levantar cedo da cama, tomar banho e sair de casa, pode se preparar para uma nova onda de ar polar nos nos próximos dias. Se a previsão se confirmar, teremos temperaturas muito baixas no estado.

Para este inverno, especificamente, já havia o alerta que as temperaturas mínimas iam ser abaixo da média em Santa Catarina, tanto que já houve quebra de recorde de temperatura mínima do ar na maioria das regiões do estado agora em julho (nos dias 19 e 20), onde os termômetros marcaram perto dos -10ºC na Serra e negativas em 69 municípios. No dia 20, Canoinhas registrou -4,07°C.

Novamente a previsão é de quebra de recorde de temperatura mensal e absoluto (registro de toda série histórica) na maioria das regiões catarinenses, a partir de terça-feira (27).

RECORDES DE FRIO

Em se tratando de recorde de frio, Canoinhas ocupa a 2ª posição das cidades catarinenses que registraram a temperatura mais baixa do estado nos últimos 60 anos. Foi no dia 7 de agosto de 1963, onde os termômetros marcaram -12ºC.

A menor temperatura foi registrada em Caçador, no Meio Oeste: -14ºC no dia 11 de junho de 1952. 

O canoinhense já está acostumado com o frio (ou não?) pois está entre as estações que têm a média de temperatura mais baixas no inverno.

Segundo a Epagri/Ciram, em primeiro lugar está a estação de Irineópolis (5,8ºC), depois Campo Alegre e Canoinhas (6,1ºC), todas no Planalto Norte, e na sequência a de São Joaquim, no Planalto Sul, com a temperatura mínima média do inverno de 6,5ºC.

No Meio Oeste a média da temperatura mínima oscila entre 7ºC e 9,4ºC, sendo Caçador e Curitibanos os municípios mais frios.

No mundo
A menor temperatura registrada no planeta foi de -88,5°C, em Vostok, estação russa na Antártida. O recorde mundial aconteceu em 24 de agosto de 1960.

Fontes: Epagri/ Ciram, INMET, Prefeituras Municipais, IBDF.