Para quem acha que fez muito frio nos dias 19 e 20 de julho, onde houve quebra de recorde de temperatura mínima do ar na maioria das regiões de Santa Catarina, não sabe o que vem por aí.
Uma nova massa de ar polar deve derrubar as temperaturas no estado a partir de terça-feira (27), segundo a Epagri/Ciram, órgão que monitora as condições do tempo no estado e a Defesa Civil.
Antes, porém, entre sábado (24) e segunda-feira (26), deve fazer calor. As máximas previstas são de 25ºC a 30ºC na maioria das regiões.
Se a previsão confirmar, a massa de ar polar deve ser a mais forte do inverno de 2021, se igualando e até superando massas que atuaram em julho dos anos 2000 e 2013, e vai deixar a temperatura baixa nos últimos dias do mês.
O pacote de frio deve ser completo, novamente com quebra de recorde de temperatura mensal e absoluto (registro de toda série histórica) na maioria das regiões, temperatura negativa com geada generalizada em SC, mais forte nas áreas altas do estado, com possíveis prejuízos para a agricultura.
Entre a quinta-feira (29) e sábado (31), são esperadas temperaturas muito baixas. Os modelos indicam mínimas entre -9ºC e -4ºC no Meio Oeste e Planaltos, -4º e 0ºC no Litoral e Grande Florianópolis e entre 1ºC e 4º nas demais regiões.
Não se descarta a possibilidade de chuva congelada e neve do Oeste ao Planalto, especialmente Planalto Sul, na quinta-feira (29).
Segundo a Epagri, poderá haver prejuízos também pecuária, piscicultura e carcinicultura, principalmente em cidades catarinenses que se encontram acima de 700 metros do nível do mar.