Põe casaco, tira casaco! temperaturas vão a 30ºC em SC no fim de semana

Logo em seguida, uma nova massa de ar polar vai provocar declínio acentuado de temperatura.

Os últimos dois dias (19 e 20 de julho) registram quebra de recorde de temperatura mínima do ar na maioria das regiões de Santa Catarina, mensal e também absoluto, de acordo com o Epagri/Ciram.

Na maioria dos municípios essa quebra ocorreu na terça-feira (20), dia mais frio do ano com amanhecer abaixo de 0°C e geada generalizada no estado. Essa condição estava prevista e ocorreu devido a intensa massa de ar frio de origem polar que atua no Sul do Brasil.

O frio vai diminuir nos próximos dias, mas a madrugada de quinta-feira (22) ainda deve registrar temperatura próxima de 0°C e geada especialmente no Meio-Oeste, Planalto Sul e Norte. Na sexta-feira (23) as temperaturas estarão em elevação.

O sistema de alta pressão no mar mantém o tempo firme e seco em todo o estado durante o fim de semana.

O sol vai predominar em todas as regiões, porém com um pouco mais de nuvens no Litoral e áreas próximas. As temperaturas ficam mais elevadas e as mínimas só ficam abaixo de 10ºC no Planalto Norte e Planalto Sul. Põe o casaco!

No sábado a tarde (24) faz calor com máximas que se aproximam de 30ºC no Oeste e Litoral Sul, e superam esse valor no domingo (25). Nas outras regiões as máximas variam entre 26 e 28ºC. Tire o casaco!

DEPOIS DO CALOR, FRIO INTENSO

A próxima semana inicia com mudança no tempo devido ao avanço de uma nova frente fria no Sul do Brasil. Põe o casaco!

Esse sistema frontal provoca chuva mal distribuída com totais pouco elevados do Oeste ao Litoral Sul no decorrer de segunda (26), e nas demais regiões no dia 27, seguida de acentuado declínio de temperatura devido a chegada de uma nova massa de ar polar.

Nos dias 28 a 31essa massa polar deixa os dias ensolarados com poucas nuvens e a temperatura baixa, com mínima próxima de 0°C e negativa e com formação de geada nas áreas altas do estado, especialmente do Oeste ao Planalto. A chance de neve é pequena, mas existe.

O mês de agosto começa com tempo estável e seco, e novamente com temperatura em elevação em Santa Catarina. Pode tirar o casaco!

Fonte: Defesa Civil e Epagri/Ciram

Total
1
Shares