telemedicina

fesmate

Ataque hacker afeta site da prefeitura de Canoinhas e de 244 municípios de SC

Avatar photo
Servidor da Fecam, que hospeda os sites, foi alvo de ataque hacker na madrugada desta quarta-feira (1º).

Os sites de pelo menos 245 das 295 prefeituras catarinenses estão fora do ar nesta quarta-feira (1º), por conta de um ataque hacker no sistema da Federação Catarinense de Municípios (Fecam). Entre as cidades afetadas estão Canoinhas, São Bento do Sul, Irineópolis, Xanxerê e Navegantes.

No início da manhã quem acessava os portais dos municípios que ficam hospedados no servidor da Fecam via a seguinte mensagem: 

“Olá programadores da Fecam, acho que vocês faltaram algumas aulas de PHP na faculdade. Como vocês já são crescidinhos não terão anotação na agenda para seus pais verem, mas levarei a maior parte das cidades de Santa Catarina pro Zone-H”. A mensagem também fez críticas ao isolamento social e uso de máscaras e cita o presidente da República.  

O comunicado dos hackers foi retirado dos portais ao longo da manhã, mas os sites continuam fora do ar por medida de segurança, conforme nota emitida pela Fecam. Confira abaixo: 

“Alguns dos sites dos municípios, associações e consórcios fornecidos pela FECAM foram atacados nesta madrugada de quarta-feira (01). Os criminosos divulgaram mensagens de cunho ofensivo, com teor político e defendendo medidas contrárias às recomendações de proteção contra a disseminação da Covid-19. A FECAM é uma defensora intransigente da vacinação e das medidas protetivas.

Como resposta a este ataque a FECAM bloqueou o acesso a todos os sites de forma preventiva, para aplicação de segurança. Tanto a equipe interna quanto os parceiros externos, estão trabalhando para solucionar o problema da maneira mais breve possível. Novos portais e novos e-mails não foram afetados pelo ataque, concentrado apenas no sistema antigo. Vale destacar que já estava em processo uma migração de tecnologias e sistemas que hospedam os sites dos municípios, associações e consórcios.

Todas as medidas cabíveis para apurar as responsabilidades civis e criminais do ato estão sendo tomadas pela FECAM. Informamos ainda que até o momento somente as páginas iniciais dos portais foram afetadas”.

Através de rede social a Prefeitura de Canoinhas informou que alguns serviços podem ser acessados diretamente até que a situação esteja normalizada:

Notas fiscais – http://nfse2.publica.inf.br/canoinhas_nfse/

Cidadão web / CND – http://tmi.pmc.sc.gov.br:8080/sefaz/logon.jsp

E-IPTU – http://tmi.pmc.sc.gov.br:8080/eiptu/sair.jsp

Portal da Transparência – https://transparencia.e-publica.net/epublica-portal/…Webmail – https://webmail.pmc.sc.gov.br/

Folha Web – http://folhaweb.pmc.sc.gov.br:8095/e-servidor/web/#/login

Notícia Anterior

NOVA VARIANTE
São Paulo registra terceiro caso da variante Ômicron

Próxima Notícia

PANDEMIA
Santa Catarina chega a 20 mil mortes pelo coronavírus

VOCÊ VIU?