O Corpo de Bombeiros Militar de Canoinhas realizou, em parceria com a Faculdade Dama, um simulado de ocorrência de acidente de trânsito com 12 vítimas, envolvendo dois automóveis e uma motocicleta.
O evento contou com a participação de bombeiros militares, bombeiros civis e alunos do 4° ano do curso de enfermagem da Faculdade Dama.
Durante a simulação foram realizadas várias ações conjuntas entre bombeiros e alunos de enfermagem, buscando integração e o maior sucesso possível nos atendimentos simulados, onde haviam vítimas presas em ferragens, em óbito, criança recém nascida, gestantes, bem como a situação de um veículo em chamas, trabalhando assim diferentes situações em uma mesma ocorrência.
Para o atendimento do evento, foi adotado o método START (Simple Triage and Rapid Treatment).
O método START é o algoritmo mais utilizado no mundo para triagem primária de incidentes com múltiplas vítimas, sendo este trabalhado durante a disciplina de urgência e emergência ministrada pela professora Andréia Silva, docente da Faculdade Dama.
O Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina também adota o método START como referência para o atendimento a ocorrências envolvendo múltiplas vítimas. Este tema foi alvo de estudo e treinamento do 9° Batalhão de Bombeiros Militar de Canoinhas durante o PInD (Plano de Instrução Diária).