fesmate

telemedicina

Coronavírus: Anvisa aprova vacina para crianças de 5 a 11 anos

Avatar photo
No estado, a população nessa faixa etária está estimada em 642.800 mil crianças.

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) aprovou nesta quinta (16), a indicação da vacina contra a Covid-19 desenvolvida pela Pfizer/Wyeth para crianças de 5 a 11 anos.

A avaliação técnica realizada pelo órgão regulador concluiu que a vacina é segura e eficaz para o público infantil, podendo ser incorporada ao Programa Nacional de Imunizações (PNI).

Ainda, durante o anúncio, a Anvisa esclareceu que a vacina aprovada para a imunização das crianças de 5 a 11 anos é diferente daquela utilizada para a vacinação das pessoas maiores de 12 anos.

As vacinas utilizadas para pessoas com 12 anos ou mais tem uma composição de 30 microgramas por dose e está identificada com uma tampa roxa. 

Já a vacina que será aplicada nas crianças de 5 a 11 anos terá o equivalente a um terço da fórmula “padrão” (10 microgramas por dose) e será identificada com uma tampa laranja. Até o momento, este imunizante não está disponível no Brasil.

É importante destacar que a Organização Mundial da Saúde (OMS) alertou sobre uma maior proteção para crianças de 5 a 14 anos, que são as mais afetadas pela nova onda de Covid-19 que vem ocorrendo na Europa, e a vacinação é uma estratégia importante para se fortalecer essa proteção.

Assim como a OMS, a Secretaria de Saúde de Santa Catarina (SES/SC) acredita na importância da vacinação deste público e aguarda informações oficiais do Ministério da Saúde (MS) quanto à aquisição da vacina, bem como orientações técnicas sobre o prazo para inclusão de crianças de 5 a 11 anos no Plano Nacional de Operacionalização da Vacinação contra a COVID-19.

No estado, a população na faixa etária dos 5 aos 11 anos está estimada em 642.800 mil crianças.

Desde o início da pandemia foram notificados em Santa Catarina  28.788 casos de Covid-19 em crianças de 5 a 11 anos, dos quais oito evoluíram para óbito.

Também foram registradas 1.188 hospitalizações, das quais 169 necessitaram de internação em leito UTI.

Notícia Anterior

VERÃO
SC se prepara para receber um alto fluxo de turistas nesta temporada

Próxima Notícia

TRÂNSITO
Jovem de 20 anos morre após veículo ser atingido por toras na SC-108

VOCÊ VIU?