iptu_2024_canoinhas

bom_apetite_canoinhas

Canoinhas recebe primeiras doses para vacinar crianças contra Covid-19

Avatar photo
As regionais de Saúde já estão recebendo os imunizantes e a distribuição para os municípios catarinenses ocorrerá neste sábado,15.

O Governo do Estado de Santa Catarina recebeu nesta sexta (14), a primeira remessa de doses pediátricas da Pfizer para dar início à vacinação de crianças de 5 a 11 anos de idade contra a Covid-19. A distribuição será sábado (15) a partir das 7h.

Em Canoinhas há 5.046 crianças nessa faixa etária. O município receberá 300 doses para iniciar a vacinação. Na próxima semana a Secretaria de Saúde deve informar os dias e locais para onde os pais devem se dirigir para vacinar seus filhos.

De acordo com a Nota Técnica emitida pela DIVE, os profissionais de saúde devem informar aos pais e/ou responsáveis sobre os principais sintomas locais esperados (dor, inchaço, vermelhidão no local da injeção) e sistêmicos (febre, dor de cabeça, calafrios, mialgia) ou outras reações após vacinação, como linfadenopatia axilar localizada no mesmo lado do braço vacinado.

Os pais e/ou responsáveis devem ser orientados a procurar o médico caso a criança apresente dores repentina no peito, falta de ar ou palpitações após a aplicação.

Segundo o Secretário André Motta, a vacinação das crianças de 5 a 11 anos é um direito de cada família e um passo importante no combate ao coronavírus: “Precisamos proteger as nossas crianças. Então, a chegada das vacinas para elas é um alento. Precisamos seguir com a vacinação no nosso estado”, ressalta.

A vacinação ocorrerá simultaneamente em dois grupos. O primeiro será formado por aquelas com deficiência permanente (física, mental, intelectual ou sensorial); portadoras de comorbidades; indígenas; quilombolas; e que vivem em abrigos e em lares com pessoas com alto risco para evolução grave de Covid-19.

O segundo será das demais crianças e deve ocorrer por faixa etária, da maior para a menor idade. Sendo assim, crianças com 11 anos serão as primeiras vacinadas.

As doses serão distribuídas aos municípios de forma proporcional, segundo estimativa populacional do IBGE 2020 que é de 642.800 crianças nesta faixa etária.

VACINAÇÃO EM CANOINHAS

Também no sábado (15), haverá vacinação no município para pessoas acima de 12 anos. A vacina contra a covid será aplicada na Policlínica das 8h às 16h (Rua Emílio Scholtz, ao lado da delegacia) enquanto durarem as doses.

Serão aplicadas as seguintes doses:

• D2 CORONAVAC para vacinados até 20/12/2021

• D2 ASTRAZENECA para vacinados até 01/11/2021

• D2 PFIZER para vacinados até 15/11/2021

• Reforço da Janssen para todos os que tomaram a dose única do imunizante

• Dose reforço para vacinados acima de 18 anos que já receberam a dose 2 há mais de quatro meses (13/09/2021)

• D1 Idade a partir de 12 anos