bom_apetite_canoinhas

cursos

Estiagem: Canoinhas e Bela Vista do Toldo decretam situação de Emergência

Avatar photo
Somente na pecuária a estimativa é que 240 mil litros de leite tenham sido deixados de produzir na região.

LEIA TAMBÉM

As prefeituras de Canoinhas e Bela Vista do Toldo decretaram situação de emergência por conta da estiagem que afeta os municípios desde o ano passado. Milhares de famílias canoinhenses e da região que tiram do campo o sustento, acumulam prejuízos.

A falta de chuva causou diminuição considerável da capacidade de exploração da água, causou perdas nas lavouras de soja, feijão, milho, fumo e na criação de gado de corte e leiteiro, afetando seriamente a produção de leite.

Somente na pecuária, segundo a Cooperleite, a estimativa é que 240 mil litros de leite tenham sido deixados de produzir na região.

O Relatório da Defesa Civil aponta comprometimento do abastecimento de água potável para famílias nas localidades rurais e também para o consumo animal. Várias fontes de superfície secaram e os rios afluentes estão com vazão mínima.

O decreto de situação de emergência permite buscar recursos extraordinários para tentar ajudar a amenizar os prejuízos decorrentes da estiagem.

Com o decreto, o produtor poderá acionar o seguro, conseguir com as instituições financeiras a possibilidade de ampliar o prazo de pagamento de suas dívidas abrindo a oportunidade de renegociações também.