LEIA TAMBÉM
A partir de abril estará funcionando na Maternidade Dona Catarina Kuss, em Mafra, um procedimento completo e que possui fundamental importância para garantir que deficiências auditivas não prejudiquem o correto desenvolvimento do bebê.
O anúncio foi feito pelos membros da Comissão Intergestores Regional – CIR Planalto Norte, que estiveram reunidos na Maternidade em fevereiro.
Desde o ano passado foi identificada na região a necessidade de aprimorar ainda mais o atendimento à saúde auditiva; a região se encontrava sem a referência para realização do Exame BERA.
O exame BERA, também conhecido como PEATE ou Potencial Evocado Auditivo do Tronco Encefálico, é um exame que avalia todo o sistema auditivo, verificando a presença de perda auditiva, que pode acontecer devido a lesão na cóclea, no nervo auditivo ou no tronco encefálico.
Foi adquirido o aparelho para a realização do exame, além de realizado processo seletivo da equipe técnica necessária para a sua operação. Durante a reunião também foi tratado sobre a estrutura operacional na maternidade para execução do BERA.
“Grande conquista para a região do planalto norte, na qual a pedido de muitos técnicos e gestores municipais, conseguimos junto ao colegiado da saúde e apoio da maternidade conquistar mais esse serviço para atender nossa demanda na saúde auditiva , serviço que não tínhamos referência em nossa região, agradecemos a dedicação de todos”, explicou o coordenador de políticas públicas da Amplanorte, Ricardo Nestor de Paula.
A partir de abril, o procedimento entrará em total funcionamento e atenderá crianças de 0 a 6 meses em toda a região.


























