A Sociedade Beneficente Operária (SBO) de Canoinhas, está firme e forte comemorando seus 100 anos de fundação. A dedicação e o trabalho de dezenas de pessoas, ao longo de um século, merece ser relembrado e festejado.
A história da SBO remonta à época em que Canoinhas era apenas uma vila, a Vila de Santa Cruz de Canoinhas, em 1922.
Em 9 de março daquele ano, Carlos Stange, Frederico Quandt, Francisco Fuck, Otto Hoffmann e Jacó Fuck, inauguraram a Hanswerker Untersützungs Verein Canoinhas.
A Sociedade tinha o objetivo de carregar em seu quadro social carpinteiros, pedreiros, marceneiros entre outros profissionais semelhantes, chegados na década de 1920, atraídos pela fama da Vila de Santa Cruz de Canoinhas, considerada na época, o eldorado do Estado.
A associação também objetivava auxiliar seus associados em caso de doença, e a família dos mesmos em caso de falecimento, e proporcionavam assistência médica, hospitalar e farmacêutica. Em um tempo em que a previdência social ainda era incipiente e precária, esses homens tiveram uma visão digna para a época.
Porém, 30 anos depois, em 1952, a associação foi atingida por um grande incêndio que reduziu a cinzas toda sua estrutura em poucos minutos.
Com determinação, Dr. Mário Mussi, Rolf Walter, Oswaldo Koch, Dulcídio Silveira e tantos outros associados, construíram a nova sede.
A pedra fundamental foi lançada em maio de 1953, no dia do trabalho, e o prédio foi inaugurado em 1962 quando a Rua Vidal Ramos nem calçamento tinha.
MEMÓRIAS
Desde os áureos tempos, a SBO foi palco de grandes eventos e bailes, sendo o Baile do Chopp um dos mais famosos, comentados e prestigiados pela sociedade canoinhense.
O primeiro aconteceu em 1975. Conta o professor e escritor, Pedro Penteado do Prado, que “a banda contratada encalhou na estrada, entre Curitiba e Canoinhas”. Amigos então reuniram-se para tocar.
A banda do Americano, composta por William Voigt (o ‘americano’), Sadi, Casto Pereira e Ivanil Silveira Chagas, o Batuta, abrilhantou o baile.
E para comemorar os 100 anos da Sociedade Beneficente Operária de Canoinhas, nada melhor que um bailão. No dia 2 de maio, o grupo Turbinados da Vaneira promete animação por 6 horas. Bora lá?