A passagem de um ciclone extratropical por Santa Catarina trouxe chuva intensa e causou inundação em duas prisões do Estado, deixando celas com água até o teto.
Segundo o secretário de Administração Prisional e Socioeducativa (Deap), Edemir Alexandre Camargo Neto, o presídio e a Penitenciária de Tubarão, atingidos pela chuva na quinta-feira (5), tiveram suas estruturas comprometidas. Além disso, viaturas submergiram e a parte elétrica e hidráulica ficaram danificadas.
Doze detentos fugiram durante o momento em que o complexo prisional era esvaziado, durante a madrugada.

Até a tarde desta sexta-feira (6), sete foram capturados e cinco seguiam sendo procurados. Segundo Camargo Neto, 759 internos precisaram ser transferidos em uma ação de “guerra”, montada durante a ocorrência. A Polícia Penal, com apoio das demais forças de segurança, trabalha para recapturar os foragidos.
“Foi um evento de crise, um evento de guerra. As unidades foram inundadas com água até teto”, afirmou. “Tudo foi afetado. A parte de elétrica, hidráulica, sanitária, alvenaria, carros de servidores, viaturas. Todas as celas foram inundadas”, disse.
Não há previsão de quando os internos podem voltar às unidades. Segundo o secretário, no entanto, na próxima segunda-feira (9), os trabalhos para recuperar o complexo serão iniciados.



