Canoinhas registra 10 novos casos de covid por dia, diz Saúde

Secretaria recomenta o uso de máscara em casos de sintomas respiratórios.

Após quase dois meses sem divulgar os números da pandemia no município, a Secretaria Municipal de Saúde informou nesta quarta-feira (1º), que voltou a acrescer o número de casos de covid-19 em Canoinhas.

Estão sendo confirmados, em média, 10 casos por dia. Não há internamentos por causa da doença no município.

“Registramos 83 casos de pessoas infectadas”, afirma Kátia Oliskowski. A orientação é que diante do aumento do número de casos, as pessoas com sintomas respiratórios usem máscara – especialmente em locais fechados, além da continuidade do distanciamento social e reforço das demais medidas sanitárias como uso de álcool em gel e lavagem das mãos.

“Que o canoinhense possa colocar a vacina da covid em dia também. Elas estão sendo aplicadas nas unidades básicas de saúde”, informa.

A secretaria já liberou a aplicação do reforço para adolescentes entre 12 e 17 anos e também a quarta dose para idosos acima de 60 anos de idade.

Outras recomendações também devem ser seguidas pela população:

• Evitar espaços mal ventilados e aglomerações;

• manter distanciamento físico;

• lavar as mãos frequentemente com água e sabão ou álcool gel 70%;

• praticar a etiqueta da tosse cobrindo o rosto com o antebraço ao tossir ou espirrar;

• evitar frequentar ambientes coletivos se estiver com sintomas respiratórios;

• usar máscara de forma adequada cobrindo o nariz e a boca sempre que estiver num ambiente público nesse momento de alta transmissão de doenças respiratórias.

A Secretaria de Saúde orienta ainda que, se estiver sintomas gripais como febre, tosse, coriza, congestão nasal, dor de garganta entre outros, os pacientes devem procurar o serviço de saúde utilizando máscara para diagnóstico e tratamento, evitando circular em espaços públicos enquanto permanecer sintomático.


Leia também