tres_barras

Quaest aponta Jorginho Mello com vantagem para vencer no 1º turno em SC

Avatar photo
Pesquisa divulgada na véspera da eleição indica vantagem ampla do atual governador sobre os demais candidatos.

LEIA TAMBÉM

A Pesquisa Quaest, divulgada neste sábado (3), véspera do primeiro turno das eleições, aponta vantagem ampla de Jorginho Mello (PL) na disputa pelo governo de Santa Catarina.

Considerando apenas os votos válidos, o atual governador aparece com 71% das intenções de voto, percentual que, segundo o levantamento, indica possibilidade de vitória ainda no primeiro turno.

Votos válidos

  • Jorginho Mello (PL): 71%
  • João Rodrigues (PSD): 14%
  • Gelson Merísio (PSB): 12%
  • Marcelo Brigadeiro (Missão): 2%
  • Professor Marcus Sodré (PSTU): 1%
  • Bruno Pedreiro (PCO): 0%
  • Laís Chaud (Unidade Popular): 0%
  • Ralf Zimmer (PRD): 0%

O que são votos válidos?

Os votos válidos correspondem aos votos destinados diretamente aos candidatos. Para esse cálculo, são desconsiderados os votos brancos e nulos, além das abstenções.

Nas eleições para governador, um candidato precisa obter mais de 50% dos votos válidos para vencer no primeiro turno.

Dados da pesquisa

O levantamento foi encomendado pela NSC e ouviu 1.800 eleitores com 16 anos ou mais nos dias 2 e 3 de outubro.

A pesquisa tem margem de erro de 2 pontos percentuais, para mais ou para menos, e nível de confiança de 95%. O levantamento foi registrado na Justiça Eleitoral sob o número SC-07346/2026.

Veja agora o resultado com os votos totais, incluindo votos em branco, nulos e eleitores indecisos.

  • Jorginho Mello (PL): 57% (eram 54% em 24 de setembro)
  • João Rodrigues (PSD): 12% (eram 13%)
  • Gelson Merísio (PSB): 9% (eram 10%)
  • Professor Marcus Sodré (PSTU): 1% (era 1%)
  • Ralf Zimmer (PRD): 1% (era 0%)
  • Marcelo Brigadeiro (Missão): 1% (era 1%)
  • Bruno Pedreiro do PCO (PCO): 0% (era 0%)
  • Laís Chaud (Unidade Popular): 0% (era 1%)
  • Indecisos: 14% (era 15%)
  • Branco/nulo/não vai votar: 5% (era 5%)

Pesquisa espontânea

Veja agora a pesquisa espontânea, em que os eleitores respondem sem ter acesso a uma lista de candidatos.

Esses resultados ajudam a medir o grau de consolidação do voto. Quanto maior o número de indecisos na véspera, menos consolidado está o voto e maior a possibilidade de mudanças em relação ao resultado de domingo.

  • Jorginho Mello (PL): 42% (eram 34% em 24 de setembro)
  • João Rodrigues (PSD): 7% (eram 7%)
  • Gelson Merísio (PSB): 7% (eram 7%)
  • Ralf Zimmer (PRD): 0% (era 0%)
  • Marcelo Brigadeiro (Missão): 0% (era 0%)
  • Laís Chaud (Unidade Popular): 0% (era 0%)
  • Bruno Pedreiro do PCO (PCO): 0% (era 0%)
  • Professor Marcus Sodré (PSTU): 0% (era 0%)
  • Outros: 1% (era 1%)
  • Indecisos: 40% (era 49%)
  • Branco/nulo/não vai votar: 3% (era 2%)
Notícia Anterior

PREVISÃO DO TEMPO
Frente fria traz temporais na madrugada de domingo de eleições em SC

VOCÊ VIU?