A Secretaria de Saúde de Canoinhas informou nesta terça-feira (21), que o tempo de espera na Unidade de Pronto Atendimento (UPA) 24 horas de Canoinhas caiu consideravelmente, sendo que na manhã de hoje a unidade chegou a ficar sem fila.
Segundo o prefeito em exercício, Willian Godoy, a equipe está sob nova direção e várias alterações administrativas foram realizadas. Além disso, dois médicos estão disponíveis 24 horas por dia e um terceiro reforça a escala por seis horas diárias no horário de pico.
A Secretaria de Saúde também informou que abriu processo seletivo para contratação de médicos para as Unidades Básicas de Saúde (UBS).
Três profissionais já estão atuando – dois nos postos e um no Programa Psicossocial para Crianças e Adolescentes. “Infelizmente não podemos contratar um médico reserva. A lei só nos permite contratar depois que a vaga fica aberta e há prazos legais para serem cumpridos”, explica a secretária Kátia Oliskowski.
A secretária lembra que sempre que houver atendimento de emergência, a prioridade da equipe será para estes pacientes. E nestes casos, o tempo de espera para consulta poderá ser maior do que o previsto. A unidade está diretamente ligada às ocorrências SAMU 192 e ao Corpo de Bombeiros 193.
QUANDO PROCURAR A UPA?
- Febre alta (acima de 39º)
- Acidentes de trânsito
- Ferimento por arma de fogo ou branca
- Fraturas
- Pressão alterada
- Cortes com sangramento
- Infarto
- Derrame
- Falta de ar intenso (dispneia)
- Queimadura
- Quedas
- Afogamento
- Picada ou mordida de animais venenosos, entre outros.
QUANDO PROCURAR A UBS
- Gripe e resfriado
- Dor garganta com febre baixa
- Consulta de rotina – tratamento, exame de rotina
- Troca de sondas e cateteres
- Aplicação de medicação de uso contínuo
- Curativos
- Encaminhamento a exame e especialidade