O Grupo de Atuação Especial de Combate às Organizações Criminosas (GAECO) deflagrou, na manhã desta terça-feira (18), operação para cumprir três mandados de busca e apreensão, que foram cumpridos nos municípios de Joinville e Balneário Barra do Sul; em uma residência, uma empresa e um órgão público.
A operação visa instruir a investigação que apura a prática de crimes envolvendo a reforma da sede da Câmara de Vereadores de Balneário Barra do Sul.
Elementos como a ausência de orçamentos estimativos, incompatibilidade da modalidade de licitação adotada com o valor do contrato, identidade do valor unitário das propostas com modificação apenas do valor total e a participação de empresas de fachada, levantaram suspeitas no procedimento investigatório.
Também estão sendo averiguados possíveis desvios dos materiais utilizados na reforma do legislativo municipal, o que pode configurar o crime de peculato.
O GAECO é uma força-tarefa composta pelo Ministério Público, Polícias Militar, Civil, Rodoviária Federal e Penal, pela Receita Estadual e pelo Corpo de Bombeiros Militar, que tem como finalidade a identificação, prevenção e repressão às organizações criminosas.