A última pesquisa Ipec (ex-Ibope) do 2º turno das eleições para governador de Santa Catarina, divulgada neste sábado (29), mostra liderança de Jorginho Mello (PL) com 67% dos votos válidos. Décio Lima (PT) aparece com 33% dos votos válidos.
Nessa projeção, são desconsiderados votos brancos, nulos e indecisos. O procedimento é o mesmo utilizado pela Justiça Eleitoral para divulgar o resultado oficial da eleição.
Na medição da intenção de votos totais, Jorginho tem 59%; Décio, 29%; brancos e nulos somam 6%; e 6% não souberam ou não responderam.
Entre os eleitores catarinenses, 86% afirmam que a decisão do seu voto é definitiva, e 14% declaram que ainda podem mudar de candidato até o dia da eleição.
Na pergunta espontânea de intenção de voto, na qual os nomes dos candidatos não são apresentados para os entrevistados, 25% estão indecisos, ou seja, não sabem apontar espontaneamente em quem votariam.
Já os que dizem de forma espontânea que pretendem votar em branco ou nulo totalizam 9%. Essa proporção de eleitores pode trazer movimentações de última hora, segundo o Ipec.
A pesquisa ouviu 1.008 pessoas entre os dias 27 e 29 de outubro em 49 municípios. A margem de erro é de 3 pontos percentuais para mais ou para menos, considerando nível de confiança de 95%.
O levantamento foi registrado no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) sob o número BR-01210/2022 e no Tribunal Regional Eleitoral (TRE) sob o número SC-01689/2022.