Por volta das 19h de domingo (8), as guarnições da PM de Canoinhas foram acionadas para a Rua Alvino Voigt, no bairro Campo da Água Verde, onde vários homens estavam em vias de fato e atrito verbal em um bar. Por meio de ligações ao Centro de Emergência da PM, foi relatado que um desses indivíduos estava portando uma arma de fogo.
No local, dois homens foram abordados e submetidos a busca pessoal, porém nada foi localizado. Após conversa com testemunhas, houve a suspeita que a arma poderia estar escondida no interior da residência da proprietária do estabelecimento.
Com autorização, os policiais militares realizaram busca na residência, sendo que a arma foi localizada no quarto, em cima de uma cadeira, enrolada em um cobertor, arma esta municiada com uma munição de calibre. 36 intacta.
Juntamente com a arma de fogo foram localizadas mais quatro munições (uma calibre. 36 e três do Calibre .44). Diante dos fatos, os suspeitos foram conduzidos para a delegacia, juntamente com as testemunhas.